//
Você está a ler ...
Bwizer, Kinesio Taping

Diário de Dusseldorf, Dias 2 e 3

Sérgio Frade (PT) e Francisco Garcia Muro (ESP), Instrutores Oficiais da Kinesio Tex para Portugal

Se tivesse que resumir o segundo dia do curso numa única palavra, essa palavra seria seguramente: INTENSO.

Foram praticamente 12 horas seguidas com muito pouco tempo de intervalo entre os blocos lectivos. Todos os conceitos foram revistos novamente e exaustivamente e os instrutores não nos largaram enquanto não tiveram a absoluta certeza de que dominávamos todos os conceitos e aplicações.
É também neste segundo dia que começa o processo de avaliação mais formal (uma vez que na verdade somos avaliados desde o primeiro momento em que entramos na sala no primeiro dia). É aqui que nos é pedido que façamos duas apresentações sobre conceitos do método e aplicações. No fim do dia o cansaço era evidente na face de todos os candidatos, assim como na cara dos Instrutores.

O terceiro e último dia do curso é reservado à revisão do processo de avaliação do método, a uma fantástica apresentação/demonstração levada a cabo pelo Dr. Kase sobre palpação seguida  de  um workshop de taping onde é pedido aos candidatos que executem um número significativo de aplicações dentro de um tempo limite.
O dia termina com a avaliação individual de cada candidato através de um caso onde este deve demonstrar o seu processo de raciocínio clinico, metodologia de avaliação e consequente execução das aplicações que considerar necessárias. Para tudo isto existe também um tempo limite apertado. A avaliar estão Instrutores como a Drª Forester,  Dr. Frassine,  Dr. Masa e o próprio Dr. Kase.

Como podem imaginar todos os candidatos estão sobre uma grande tensão uma vez que existem 3 resultados possíveis no final da avaliação: a não aprovação, a aprovação condicionada (é permitido ao candidato assistir na leccionação de cursos de Instrutores mais experientes até estes considerarem que ele está apto a ser submetido a novo exame) ou a aprovação sem qualquer tipo de reservas.
É com orgulho que posso dizer que o meu resultado foi a aprovação sem reservas, pelo que me foi atribuído pelas mãos do Dr. Kase pessoalmente o diploma de CKTI –  Certified Kinesio Taping Instructor. Infelizmente, o mesmo não aconteceu a todos os candidatos o que, no final, deixa aqueles que passaram com uma sensação agridoce por verem colegas com quem partilharam muita coisa nos 3 dias de curso, irem para casa tristes e desiludidos.

Neste terceiro dia os candidatos tiveram ainda o privilégio de poder assistir ao Dr. Kase em acção, enquanto este executava o seu método (que não se resume apenas ao Kinesio taping) em pacientes reais. Tanto o Dr. Kase como o Dr. Masa (que estava também presente) tornaram este momento em algo de verdadeiramente enriquecedor à medida que iam interagindo com cada um dos candidatos, questionando-os sobre o que estava a ser feito, o porquê, o que sugeririam etc.
Foi um momento que certamente enriqueceu a minha experiência uma vez que não é todos os dias que temos oportunidade de ver profissionais deste calibre a trabalhar à nossa frente e completamente disponíveis para interagir connosco.

Termino apenas  dizendo que neste momento, o meu sentimento é o de missão cumprida.

A partir de amanhã começa o simpósio, inúmeros participantes de todo o mundo estarão presentes, imensa informação será apresentada, debatida, discutida e eu lá estarei para absorver o mais possível. Cá estarei novamente para relatar a experiência. Até lá!

(Sérgio Frade, Fisioterapeuta, é o 1º Instrutor Português do Método Oficial de Kinesio Taping, e está gentilmente a contribuir com um texto diário sobre a sua experiência na cidade de Düsseldorf)

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: