//
Você está a ler ...
Disfagia, Saúde, Terapia da Fala

Disfagia – Saiba mais

O nome não é vulgar mas ela é mais comum do que imagina!

A disfagia é uma dificuldade na deglutição, em engolir a saliva ou os alimentos. No seu trajeto da boca até ao estômago, o bolo alimentar ou o líquido que deglutimos pode ficar «parado pelo caminho» (estase) ou pode, ainda, sofrer um desvio para as vias respiratórias inferiores (broncoaspiração). Os transtornos causados pela disfagia podem ir desde de problemas emocionais e isolamento social até à desnutrição, desidratação, pneumonia e morte por asfixia. Por isso, é preciso que a população tenha a ajuda certa nesse momento!

 O Terapeuta da Fala é o profissional que pode impedir que a disfagia ocorra.

Daí que seja fundamental somar esforços para dotar o mercado da saúde português de profissionais capacitados para a intervenção especializada numa área essencial à população: a Terapia da Fala.

Treino da alimentação: o sabor satisfaz, a companhia aquece-nos.

Uma necessidade desde que nascemos, a alimentação nutre também as nossas relações, desde a amamentação até às reuniões de negócios e os encontros com os amigos e a família. Por isso, quer seja na busca do restabelecimento da função alterada ou da compensação e dos ajustes funcionais que possibilitem a trazer o disfágico «de volta à mesa», a Terapia da Fala tem um papel fulcral e imprescindível na reabilitação da disfagia. Será que todos os portugueses sabem disto?

Não deixe a disfagia atrapalhar os melhores momentos da sua vida!

Para que uma dificuldade no processo de deglutição não comprometa o prazer e a socialização que a alimentação nos proporciona, é preciso saber reconhecer as suas alterações e procurar o apoio «adequado». O apoio adequado ao utente disfágico é o tratamento oferecido por um Terapeuta da Fala especializado nesta área. Por isso, a fim de contribuir para que haja cada vez mais esta perceção em Portugal, o CTRD e a Bwizer oferecem em conjunto o Curso de Neurorreabilitação em Disfagias pois temos plena consciência de que, para beneficiar a população portuguesa e desmistificar a incorreta associação que se faz deste profissional «apenas com a fala», é preciso formar um número muito maior de profissionais capacitados para a intervir junto ao utente disfágico, um número muito maior do que aquele que existe atualmente em Portugal.

 (Aline Braga é CEO do CTRD – Centro Terapêutico de Reabilitação e Desenvolvimento, entidade que detém uma parceria com a Bwizer para a realização de cursos na área da Terapia da Fala)

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: