//
Você está a ler ...
Actualidade, Bwizer, Hugo Belchior

Será emigrar uma solução?

HB coresSejamos claros: o mercado português está a produzir mais profissionais de saúde do que aqueles que absorve. Dadas as previsões de crescimento económico para os próximos anos, não se vislumbra uma inversão deste cenário, tão cedo.

Por outros lado, é também verdade que as perspetivas de carreira, mesmo para quem consegue emprego ou está já a trabalhar não são, muitas vezes, animadoras, seja a nível de remuneração, segurança contratual ou evolução profissional.

É pois perfeitamente normal que os profissionais de saúde tentem arranjar alternativas que ajudem inverter este cenário e, uma delas parece ser a emigração. Encontrar médicos dentistas portugueses no Reino Unido, enfermeiros na Bélgica, fisioterapeutas em França ou mesmo médicos na Alemanha é cada vez mais comum. E até destinos mais improváveis como a Arábia Saudita ou o Qatar têm já profissionais de saúde portugueses.

Mas será a emigração a única opção? Não creio que seja A solução mas sim, UMA DAS opções.

Parece-me claro que Portugal continuará a necessitar e a recrutar profissionais das mais diversas áreas e penso mesmo que estão a surgir algumas oportunidades muito interessantes, sobretudo para quem aposta na diferenciação curricular e atua em áreas de maior valor acrescentado. Ainda assim, reconheçamos que o apelo de uma oportunidade fora de Portugal, sobretudo se associada a uma remuneração claramente superior àquela que se poderia auferir cá, pode ser muito forte.

O que, ainda assim, me parece importante ter em atenção quando se pensa numa mudança de vida, emigrando, é que:

1)     emigrar para trabalhar não é o mesmo que “fazer Erasmus”.

2)     nem tudo será sempre fácil pelo que é importante haver uma reflexão profunda antes de tomar a decisão.

3)     conhecer o idioma e cultura locais é fundamental.

4)     há que conhecer bem os direitos e deveres contratuais para que não haja surpresas desagradáveis.

Atentos a estas questões, na Bwizer vamos iniciar um ciclo de tertúlias, workshops e até cursos que se centram nas questões laborais/sucesso profissional.

Neste momento destacaria uma conferência no Porto, e outra em Lisboa, centradas precisamente nos processos de emigração, onde haverá a possibilidade de se tirarem todas as dúvidas sobre o que implica emigrar (países francófonos), que vem de mãos dadas com um curso de francês para profissionais de saúde que iniciará muito em breve.

Por fim, nesta entrada no nosso blog, chamo a sua atenção para um workshop que organizaremos, relacionado com a “Importância da Imagem nos Profissionais de Saúde”, algo que me parece de uma relevância clara e que, definitivamente, poderá contribuir para o sucesso, ou falta dele, de cada um de nós.

(Hugo Belchior, é o Director e um dos co-fundadores da Bwizer e periodicamente irá contribuir para o enriquecimento deste espaço. )

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: