//
Você está a ler ...
Bwizer, Francisca Lourenço Gomes, Pilates

Diário de Londres – dia 1

Pilates APPIA abordagem da APPI (Australian Physiotherapy & Pilates Institute) no Pilates Clínico pode ser considerada única, e como estando um passo à frente das demais. Falamos de um conceito desenvolvido exclusivamente por fisioterapeutas, e que assegura que cada exercício de Pilates é relacionado com a patologia, os padrões normais de movimento, a sincronia neuro-muscular e a neuro-patomecânica.
A APPI modificou os 34 exercícios originais criados por Joseph Pilates no colchão (Matwork) de maneira a incorporar a mais recente pesquisa científica a nível da instabilidade lombar, do desequilíbrio muscular e da tensão neural adversa no método, o que aprofunda claramente a dimensão terapêutica deste método, tornando-o numa ferramenta poderosa na reabilitação.

Sendo a Bwizer a única entidade em Portugal certificada para dar formação patrocinada por aquela instituição , pensamos: porque não desafiar a APPI e apostar numa formadora portuguesa, alguém com clara competência técnica, com um percurso profissional sólido, e com boas competências de comunicação?

Entre estes Pré-Requisitos e o surgimento do nome da Fisioterapeuta Francisca Lourenço Gomes, a distância foi curta. E foi curta porque nela encontramos um conhecimento técnico extraordinariamente profundo sobre o Método e um, a ele indispensável, controlo corporal de assinalar. Tudo isto a juntar à sua postura marcadamente séria e profissional.

Sendo parte do nosso objetivo contribuir para a diferenciação e sucesso profissional do Profissional de Saúde português, é com orgulho que promovemos mais esta oportunidade.
Deixamos aqui as primeiras linhas, escritas já em Londres por Francisca Gomes, e que retratam esta aventura.

“2012.

Penso poder afirmar que para a maioria dos portugueses terá sido um ano de perspectivas menos positivas, de procura de melhores, e acima de tudo um ano que nos fez ter uma visão global pessimista. Escrevo-vos por isso este texto, onde pretendo mostrar que por vezes, quando menos esperamos, as oportunidades surgem e o que temos de fazer é aproveitá-las com o máximo de empenho e vontade de aprender.

No inicio deste ano, foi-me proposto pela Bwizer auxiliar na tradução dos cursos de Pilates da APPI. Pensei, porque não? Uma oportunidade de conhecer formadores, aperfeiçoar a técnica e aumentar o meu conhecimento. Assim, aceitei o cargo, e a experiência resultou em algo que não esperava – vir a ser uma formadora da APPI em Portugal.
Não é um percurso fácil e continuo a percorrê-lo, no entanto, não é impossível !

Comecei, como já referi pelas traduções, tendo completado os três níveis de Matwork, e após os três níveis chega a vez do Exame, composto por uma componente prática de meia hora e uma componente teórica de uma hora, que realizei com sucesso.

Hoje, escrevo este texto a partir de Londres, onde vou passar uma temporada a aprender com o próprio Glenn Withers e tantos outros profissionais que com ele trabalham na clinica da APPI, em Kilburn.
Finalizei à pouco o primeiro dia, e posso dizer, que em 8 horas de trabalho, aprendi e vi técnicas que já compensam a minha visita.
Tudo começou comigo a acompanhar Glenn Withers com os seus pacientes individuais, terminando a observar e frequentar classes Matwork e classes com equipamentos. Apesar de muito produtivo , foi também um dia cansativo e por esta razão, deixo mais pormenores para depois.

Agora é tempo de preparar-me para o próximo dia que começa já amanhã às 8!”

(Francisca Lourenço Gomes é a primeira instutora portuguesa de Pilates Clínico APPI, e deixará, nos próximos dias, mais relatos desta sua experiência em Londres)

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: