//
Você está a ler ...
Bwizer, Francisca Lourenço Gomes, Pilates

Entrevista: Francisca Lourenço Gomes e o Pilates Clínico (APPI®)

Francisca Gomes + Glenn WithersFrancisca Lourenço Gomes é uma Fisioterapeuta de trato fácil. A primeira instrutora oficial portuguesa do método de Pilates Clínico (APPI®) mantém sempre o sorriso no rosto, e aparentemente os pés bem assentes na terra. Entrevistamos esta profissional de saúde antes da gravação de um vídeo sobre esta técnica, resultando as próximas linhas de breves 10 minutos de conversa.

1 – O que é o Pilates? 

O Pilates é uma fantástica ferramenta inventada por um extraordinário autodidata de nome Joshep Pilates. E porquê um excelente autodidata? Pela simples razão de desde criança ter sofrido algumas condições médicas como asma e febre reumática, que o obrigaram à necessidade de fortalecer o seu corpo e mente para superar mais facilmente os desiquilibrios e fragilidades físicas.

Daí a necessidade de criar o seu próprio método de treino, chamado “Contrology”, termo este que surge da palavra “Controlo”. 

É um programa baseado em 34 exercícios distintos que têm como principal objetivo prevenir instabilidades posturais e funcionais através do controlo perfeito entre os movimentos respiratórios e o modo como nos movemos.

2 – Sabemos que a APPI modificou os exercícios originais do Pilates e os relacionou com a área da Saúde. Achas que esta alteração foi bem conseguida?

O método tradicional é mais dirigido a indivíduos saudáveis, sem qualquer tipo de dor, que consigam atingir grandes amplitudes, com uma excelente flexibilidade e força, ou seja, maioritariamente atletas.

A alteração da APPI aos exercícios originais do Pilates faz todo o sentido e é bastante pertinente.

A APPI fez uma avaliação dos 34 exercícios originais e constatou que a maioria deles tem início em graus de dificuldade elevados, considerando que este poderia ser um constrangimento para a maioria da população.

Assim sendo, o conceito da APPI foi decompor os exercícios em diferentes níveis (2 a 5) de modo a que qualquer indivíduo, independentemente da condição física ou idade, treine o seu corpo e gradualmente possa objectivamente evoluir no grau de dificuldade.

3 – Que benefícios pode trazer para a prática clínica? 

O Pilates Clínico da APPI  baseia-se em estudos efetuados sobre estabilidade lombo-pélvica. A dor lombar ou a vulgarmente chamada lombalgia é uma condição clínica muito frequente na prática do quotidiano dos profissionais de saúde. É um facto que a sua incidência continua a aumentar nos países industrializados, temos portanto todo o interesse em estudar e saber aplicar técnicas e meios para minimizar as consequências desta condição. Pilates é mais uma ferramenta que se pode utilizar no âmbito da prevenção e da recuperação, uma vez que fortalece a musculatura mais profunda que está diretamente ligada à estabilidade lombo-pélvica e consequente diminuição da dor lombar.

Considera-se também um excelente método de treino, uma vez que está provado que melhora consideravelmente a flexibilidade, a postura, o equilibrío e a condição física global.

Penso que traz não só benefícios na àrea clínica como também na àrea desportiva, sendo um dado adquirido que o Pilates é já prática comum dos atletas como forma de fortalecerem e protegerem o corpo contra possiveis lesões.

4 – Passaste alguns dias na clínica APPI, em Londres. Porque é que esta abordagem está à frente das demais?

 O método da APPI baseia-se nos estudos mais atuais e relevantes na área, criando e oferecendo um leque de exercícios que se adequam tanto à pratica clínica como à recuperação física de um atleta.

Com o aumento da procura do “Pilates” em si, é cada vez mais fácil encontrarmos métodos com falhas na especificidade da população alvo em relação aos exercícios que apresentam.

A APPI reconhece que cada indíviduo aprende de forma distinta, reagindo a diferentes estímulos. Cabe ao instrutor reconhecer o que melhor se adequa a cada caso (estímulo tátil, visual ou ambos).

É um orgulho para a APPI ter criado um método reconhecido internacionalmente, interativo e dinâmico, que se adequa às necessidades de cada um.

5 – Como nasceu esta tua paixão por esta área?

 O primeiro contacto que tive com a técnica foi em 2010 e por isso não posso afirmar que o Pilates é para mim uma paixão antiga, no entanto esta paixão cresce diariamente ocupando grande parte do meu tempo.

O “ginásio”, como acontece com a maioria das pessoas, foi o meio pelo qual tive conhecimento da técnica. Rapidamente percebi que esta era uma técnica vantajosa na prática clínica se corretamente aplicada. Esta foi talvez a razão motivadora pela qual decidi iniciar a minha formação em Pilates Clínico da APPI.

A realização do primeiro módulo do curso cativou-me e desde então disciplino-me para a prática diária desta atividade, no mínimo 5 minutos.

O essencial para o êxito é praticar, criar rotina, reeducar o nosso corpo para potenciar um aumento da estabilidade global.

6 – O que representa para ti ser a 1ª Instrutora oficial portuguesa do método APPI?

 É um misto de emoções :orgulho, responsabilidade, conhecimento, valorização profissional e agradecimento.

Agradecimento à Bwizer que me abriu as portas a este desafio tão gratificante e que uma vez mais mostrou a sua confiança e vontade em dar oportunidades a novos formadores portugueses. Tem sido para mim uma experiência única e motivadora, à qual dedico todo o meu empenho e entusiasmo.

Discussão

One thought on “Entrevista: Francisca Lourenço Gomes e o Pilates Clínico (APPI®)

  1. Parabens a Bwizer por abrir as portas a novos formadores, especialmente formadores Portugueses.Gostei de ter feito o Matwork 1 com o formador Leslie, mas gostei ainda mais ter realizado e concluido o Matwork 2 com a Francisca, é uma excelente formadora, é Portuguesa e excelente profissional.
    Cumprimentos

    Fábio Marques

    Posted by Fábio Marques | Junho 1, 2013, 15:22

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: