//
Você está a ler ...
Bwizer, Digital Health, Hugo Belchior

A Bwizer na linha da frente da Digital Health

Digital HealthA saúde está a mudar. A forma como se acede a informação relevante, a forma como profissionais de saúde e utentes interagem, a possibilidade crescente de se quantificarem indicadores individuais, desde o número de passos percorridos por dia até ao padrão de sono, a forma como as redes sociais ganham um peso crescente na partilha de informação, o desenvolvimento tecnológico, nomeadamente a nível do “mobile” e, muito particularmente, a necessidade cada vez mais premente de redução de custos, tudo isso está a moldar uma nova forma de prestação de serviços de saúde.

Está pois a emergir um novo paradigma. Um paradigma que integra a revolução digital e a saúde: a saúde digital (digital health).

Na linha da frente de reflexão sobre este tema, e um defensor acérrimo dos seus benefícios, está o reputado Dr. Eric Topol, cardiologista norte-americano que, com o seu recente “The Creative Destruction of Medicine” (Basic Books, 2012), apresenta as grandes linhas desta tendência e a forma como impactará a vida de todos nós. Um livro que todos os profissionais de saúde deverão ler!

Na Bwizer estamos atentos a este fenómeno e consideramos que, no cumprimento da nossa missão, temos a obrigação de alertar os profissionais de saúde para este novo paradigma. Um novo paradigma que já está, claramente a dar passos concretos. Um exemplo muito concreto disto foi a realização do Workshop em Aplicações Móveis em Saúde, na Faculdade de Medicina da UP. Um workshop que juntou engenheiros e profissionais de saúde e que foi muitíssimo concorrido, demonstrando claramente que esta é uma tendência incontornável.

Felizmente, há empresas portuguesas que estão na linha da frente neste domínio o que, convenhamos, não é de estranhar pois, é sabido, somos um país com recursos de excelência quer na área da saúde quer da engenharia.

Uma dessas empresas é a Plux. Empresa fundada, por Hugo Gamboa, a Plux pretende transformar a mundo da reabilitação, dando aos fisioterapeutas ferramentas que permitam objectivar a sua intervenção e melhorar a adesão ao tratamento e dando aos utentes, soluções que facilitem a sua participação activa e adequada e procurando, por essa via, reduzir os tempos de recuperação.

Para cumprir este desiderato a Plux lançou o Physioplux, um sistema de avaliação com recurso ao biofeedback electromiográfico que garante uma experiência interactiva para o utente. É, estou em crer, um sistema que pode, de facto, revolucionar o trabalho de reabilitação a nível do exercício terapêutico.

É pois com muita satisfação que a Bwizer se junta agora à Plux na missão de divulgar e promover a utilização desta tecnologia. Uma tecnologia que é já utilizada em clínicas de referência não apenas em Portugal como em vários países europeus.

A Bwizer é agora parceira comercial da Plux e conduziremos uma série de workshops centrados na digital health e na forma como a tecnologia pode impactar positivamente na prestação de cuidados de fisioterapia.

Termino como comecei: a saúde está a mudar. Cabe agora a cada profissional decidir se quer acompanhar o progresso ou ficar amarrado a modelos anacrónicos. Do nosso lado, sabemos bem onde queremos estar; espero que se junte a nós nesta viagem.

(Hugo Belchior, é o Director e um dos co-fundadores da Bwizer e periodicamente irá contribuir para o enriquecimento deste espaço. )

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: