//
Você está a ler ...
Actualidade, Fisioterapia, Geral

Fisioterapeuta: abram alas que nós vamos passar!

De acordo com a notícia de um site confiável, o profissional de Fisioterapia ganha um espaço cada vez mais efetivo para trabalhar e exercer a boa prática em pacientes com cancro. Institutos de Oncologia afirmam que, apesar de o fisioterapeuta ter que lidar com as sequelas causadas pela doença e pelo tratamento, o que pode ser bastante complicado em termos técnicos e sentimentais, os exercícios favorecem o alívio da dor e evitam o desenvolvimento de complicações musculares.

Achávamos nós que a Fisioterapia ganharia tanto espaço dentro da área médica? Ao nosso ver, a profissão merece valorização e atenção, nestes casos e em outros, como a área de Dermato-funcional, por exemplo, que de início, ao menos para os leigos, questiona-se o que a mesma tem a ver com o conceito primordial de fisioterapia.

Em entrevista à tal reportagem, uma especialista responsável pelo departamento técnico do Instituto Nacional do Cancro (Brasil), afirma que o resultado do acompanhamento de pacientes pela sua equipa de fisioterapeutas foi tão positivo que o número de prescrições diárias dobrou nos últimos meses. Outra afirmação interessante é que a assistência fisioterapêutica é determinada pelas disfunções causadas, de acordo com o tipo de tumor do paciente, tal como os tratamentos adotados para cada caso.

Assim como os protocolos de tratamento contra o cancro mudaram ao longo do tempo, a Fisioterapia cresce e se fortalece como uma área mais do que necessária no dia-a-dia do ser humano. Os fisioterapeutas não dão nas vistas, nem se gabam, mas deveriam. A área assume uma responsabilidade ainda maior conforme passam os séculos e reafirmamos, assim, nossa posição de essenciais para o prolongamento da vida.

E você, o que acha dessa evolução?

Aproveitamos para indicar duas leituras:
Fisioterapia ajuda recuperação de pacientes em tratamento de cancro – http://bit.ly/GLoOXe
Cancro de mama: atividades físicas e reabilitação ajudam na retomada da vida normal – http://glo.bo/GGLQ1R

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: