//
Você está a ler ...
Cursos, Kinesio Taping, Ruben Ferreira

Ruben Ferreira é o mais novo Certified Kinesio® Taping Instructor em Portugal

Ruben Ferreira (cliente Bwizer) é o mais novo Certified Kinesio® Taping Instructor em Portugal. É Fisioterapeuta, licenciado pela Escola de Superior de Saúde de Vale do Sousa e atualmente exerce a sua atividade no Sporting Clube de Braga.

A Bwizer agradece a sua coragem e competência, por ter agarrado e superado este desafio, que ajudou a que mais uma vez o bom nome dos profissionais de saúde portugueses atravessasse fronteiras.

E é com extremo orgulho e repleto de felicidade que tenho o privilégio de escrever este texto para partilhar a minha experiência no KTAI Instructor Certification Course em Lublin – Polónia, o qual saí com carimbo de aprovação pelos Dr. Kenzo Kase e Dr. Stefano Frassine!

A escrita não é o meu forte – daí a minha dedicação absoluta à fisioterapia – apesar disso, vou tentar escrever algo que vos seja agradável e vos faça compreender um dos momentos mais altos da minha ainda curta mas intensa carreira como fisioterapeuta.

x

Stefano Frassine (Instrutor do Método Kinesio Taping), Ruben Ferreira (CKTI) e Dr. Kenzo Kase

 

Tudo começou há cerca de 4 meses atrás sensivelmente, momento em que recebi um convite da Bwizer, mais concretamente do Hugo Belchior, para seguir as pisadas do nosso caro Sérgio Frade, e, tal como ele, tornar-me num instrutor oficial do Kinesio Taping Method®. Devo confessar que fiquei surpreso, no entanto não hesitei um segundo apenas para dar uma resposta afirmativa, uma vez que isso me daria a possibilidade de fazer uma das coisas que maior prazer me dá no mundo da saúde, que é a partilha do conhecimento.

Por outro lado, a possibilidade de ensinar uma ferramenta de trabalho que me dá tão bons resultados, e com a qual tenho um convívio praticamente permanente, também me deixou à-vontade e com a certeza de que queria aceitar este novo desafio na minha vida, e expandir o meu raio de intervenção na nossa tão querida área da reabilitação.

Desta forma, no dia 13 de Novembro pelas 6:15 pisei o avião que me levaria alto o suficiente para alcançar mais um sonho. O curso estava apenas agendado para os dias 15-17 de Novembro, por isso dediquei o tempo que dispunha essencialmente para me preparar para este desafio, porque pior do que falhar comigo seria falhar com quem me apoiou e tanta confiança me depositou.

No dia 15 entrei na sala de curso por volta das 8:15, tivemos as boas-vindas e foi-nos explicado como seriam os nossos próximos dias. Apesar de ser o único português diante de candidatos oriundos de vários países da Europa (Alemanha, Rússia, Lituânia, Polónia) e até mesmo da Ásia – Singapura – a atmosfera foi desde logo bastante “familiar”, existindo uma boa relação de empatia entre todos.

Nesse dia, quando iniciamos os trabalhos com o Dr. Stefano Frassine, desde logo me apercebi que o que me esperava não era apenas uma avaliação das minhas habilidades técnicas para aplicar o método, mas que a par disso, teria de demonstrar que, além do domínio da técnica, tinha também a capacidade necessária para lecionar o método.

fotografia 1

Ruben Ferreira (CKTI) e Dr. Kenzo Kase (fundador do método Kinesio® Taping)

“To be an instructor is not enough to be a good physio”

Ainda no primeiro dia, tive o privilégio de ter uma aula com o Dr. Kenzo Kase, aprofundando alguns conceitos biológicos aplicáveis ao método. O tempo de aprendizagem com o Dr. Kase foi qualquer coisa de fenomenal, e ter a possibilidade de absorver conhecimento a partir de uma referência desta dimensão é algo que nunca esquecerei. O dia continuou com as tutorias do Dr. Stefano Frassine, profissional com um vasto conhecimento, o tipo de palestrante que não nos deixa pestanejar sequer, não nos deixa olhar para o lado porque a possibilidade de não ouvir uma única palavra sua pode já ser considerado uma perda. Como assumido apaixonado pelo raciocínio clínico, tive três dias de autêntico entusiasmo a ouvir este senhor!

O grupo foi-se conhecendo melhor, fomos partilhando as nossas experiências profissionais – composto por médicos, fisioterapeutas, quiropratas – mas também a nossa amizade, formando um grupo bastante coeso, que se foi ajudando em todas as atividades do curso.

Os dias seguintes foram preenchidos com mais tutorias e avaliações, sendo que a avaliação final estava reservada para o final da tarde do dia 17. Ok…considero-me uma pessoa bastante calma mesmo em situações de avaliação, no entanto devo confessar que ser avaliado numa sala somente com o Dr. Kenzo Kase e o Dr. Stefano Frassine me deixou com as tensões arteriais um pouco mais abusadas…apesar disso, com o início da prova a situação normalizou-se.

xcv

Lublin, Polónia

Fui o primeiro candidato a realizar a avaliação final, por isso as horas seguintes foram de alguma ansiedade! Finalizadas as avaliações, o tão aguardado momento chegou, debaixo de alguma tensão, embora que um pouco dispersa pelo discurso relaxado e divertido que tanto caracteriza o Dr. Kenzo Kase…APROVADO!…Tive uma das maiores sensações de leveza que experimentei na vida, agora cabe-me corresponder à altura, mostrar a toda a gente que me aprovou para este desafio que estou realmente à altura, porque neste momento ainda nem no “aquecimento para o jogo” estou!

Ok – pensam vocês – está-me este artista a 2 600km de casa, com alemães e polacos!!!…e quer-me fazer crer que esteve 5 dias enclausurado dentro de 4 paredes apenas com rolos de Kinesio Tex®em frente aos olhos??!! Obviamente que não!…as manhãs e tardes eram bem trabalhosas e ocupadas, mas no final dia tínhamos sempre o nosso jantar convívio para degustarmos as saborosas refeições que nos proporcionava a gastronomia polaca, fiquei surpreendido!

Conseguimos criar exatamente o que se esperava, conseguimos uma vez mais construir um bom grupo de CKTI’s, que apesar do pouco tempo de contacto, conseguiram facilmente criar laços de amizade importantes que foram essenciais na entreajuda durante todo o processo de certificação. Estou certo de que não somos apenas instrutores, mas que pertencemos agora a algo maior do que simplesmente um grupo de pessoas que tem um exercício/profissão comum. Esta é a impressão que deixa a forma como nos tratávamos e fomos tratados pelos novos e antigos CKTI’s presentes.

xc

Terminado o curso, os festejos foram logicamente palavra de ordem!!…Conhecemos finalmente o centro da cidade, que me deixou com uma certa nostalgia da República Checa uma vez que a arquitetura me fez lembrar a tão bela Praga, de alguma forma!

Enquanto escrevo este texto estou de regresso ao Porto, com vários abraços e chamadas pendentes, para toda a gente que me tem ajudado durante todo o meu percurso académico e profissional. Esta não é uma vitória minha, é uma vitória de toda a gente que passou pela minha vida profissional, que me influenciou de alguma forma, pois este é o resultado das boas “cicatrizes” que me fizeram! Essa lista vai desde os meus familiares, professores, orientadores, formadores, colegas de trabalho, faculdade e agora colega CKTI, atletas, pacientes e patrões, até mesmo à minha cara-metade – porque ela é precisamente isso, metade de mim! Apesar de ser injusto salientar nomes, tenho de deixar uma palavra de apreço ao enorme Hugo Belchior, meu professor de faculdade que nos fez preencher uma folha com os nossos 10 objetivos/metas de vida, e que com este convite me ajudou a alcançar mais um, o meu muito obrigado por ter

A quem teve a coragem de ler este texto escrito com “picareta” o meu muito obrigado também, espero num futuro próximo ter o prazer de partilhar o meu conhecimento convosco, espero também que este texto vos consiga transmitir a maravilhosa experiência que tive na Polónia!

Agora é altura de esquecer as euforias e me focar novamente no tão nosso Portugal, porque esta ausência de 5 dias do clube parece de semanas e não dias, e as saudades também já começam a surgir!

As minhas sinceras desculpas se, de algum modo, os meus “dotes” literários vos causaram algum “ruído visual!! ;)

Um grande abraço a todos!
Ruben Ferreira

fotografia 2

Stefano Frassine (Instrutor do Método Kinesio Taping), Ruben Ferreira (CKTI) e Dr. Kenzo Kase

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

