//
Você está a ler ...
Actualidade, Bwizer, Cursos, Fisioterapia, Formação

Conhecer e Tratar Trigger Points

Fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia, de certeza que já ouviram falar em “Trigger Points”. Em português, “Pontos Gatilho”, são nódulos sensíveis e palpáveis que podem produzir dor. Mais especificamente, pontos focais hiperirritáveis, localizados no interior do sistema músculo-esquelético ou na sua fáscia, que desenvolvem dor pronunciada.

trigger2O termo Trigger Point foi inicialmente utilizado em 1942 pela Drª Janet Travell para descrever uma dor relacionada  com um ponto discreto e irritável no músculo-esquelético ou fáscia, que não é causada por trauma local agudo, inflamação, degeneração, neoplasma ou infeção.

Há dois tipos de Trigger points: ativos e latentes. Os trigger points ativos causam dores musculares que se transferem para outras partes do corpo. Os latentes só emitem dor quando são pressionados.

O sedentarismo, as posturas forçadas, a má ergonomia no trabalho e o constante stress a que nos submetemos na realidade atual têm induzido na sociedade um aumento de dor ao nível músculo-esquelético e, consequente, predisposição para a presença de Trigger points.

O tratamento pode ser realizado através da osteopatia, terapia manual, mioterapia, e mesmo técnicas de eletropuntura. Compreender os Trigger Points e conhecer a melhor forma de atuar é, sem dúvida, uma mais-valia para o profissional de saúde.

Já no próximo sábado, dia 22 de
trigger1 fevereiro  a Bwizer inicia o curso de Trigger Points, em Lisboa, lecionado pelo reputado fisioterapeuta Hélder Monteiro e que terá a duração de 32h (dois fins-de-semana).  Inscreva-se em: http://bit.ly/1f58aNQ: uma oportunidade única para aprender com um nome reputado na área, proporcionando um vasto leque de ferramentas de intervenção, assim como um modelo de raciocínio clínico global e diferenciado.

No Porto, o curso terá início dia 22 de abril. Saiba mais em http://bit.ly/1bjLEkf e diferencie-se pelo conhecimento.

 

 

 

 

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: