//
Você está a ler ...
Geral

Preparação para o Nascimento: Pós-Parto

Preparação para o nascimento: pós-parto? Então o pós-parto não é a fase após o nascimento? Como podemos preparar-nos para uma etapa que supostamente já aconteceu? Bem, é fácil compreender: quando encarado segundo a perspetiva holística de Maria João Alvito, uma das maiores referências portuguesas da área materno-infantil, o nascimento vai muito além do momento do parto, inclui todo um período de adaptação a esta nova fase da vida.

bebe gordo

O período de pós-parto dura entre 6 a 8 semanas e é caracterizado por um processo de mudança, desafios e novas aprendizagens por parte do casal. Com o nascimento do bebé, nasce uma nova família, há que dar as boas-vindas ao novo membro, vulnerável, centro de todas as atenções. A mãe tem de se adaptar um novo corpo com particularidades às quais não estava acostumada, e ela e o pai deparam-se com uma realidade nova, incerta e à qual temem não saber responder.

Para instruir os profissionais de saúde a acompanhar e apoiar os casais nesta nova fase, a Bwizer promove um curso de preparação para o nascimento, pós-parto, de 14 a 16 de março, no Hotel Holiday Inn Porto Gaia. Além do enfoque na recuperação física da mulher e nos cuidados ao bebé, o curso aborda ainda uma indissociável componente psicológica, nomeadamente a adaptação do casal à parentalidade e a integração do novo elemento no contexto familiar. Assim, o profissional de saúde tem a oportunidade de se diferenciar no mercado, promovendo as competências parentais através de estratégias antecipatórias de saúde e ensinando ao casal a melhor forma de vivenciar em toda a plenitude esta etapa da vida.

O curso é lecionado por Maria João Alvito, a mais conceituada
familia bebeprofissional nesta área, em Portugal. É licenciada em Fisioterapia e diplomada pela IAIM (International Association of Infant Massage, em Londres) como Instrutora de massagem infantil. Em 2002 criou o Centro Olá Mamã – Centro de preparação e educação para o nascimento em Lisboa. Até ao momento realizou cerca de 40 cursos para profissionais de saúde e educação. É ainda autora e apresentadora do programa Televisivo “Mãe me Quer” na Sic Mulher, destinado a grávidas e às suas famílias, autora de diversas crónicas na área da parentalidade e membro do Comité Educacional da IAIM desde 2011. Conheça o artigo de Maria João Alvito acerca da massagem do bebé, publicado em fevereiro na revista Saúde e Bem Estar, e disponível em http://bit.ly/1jOb24M.

As inscrições podem ser feitas através do site Bwizer (www.bwizer.com), no link http://bit.ly/1bvvLXd. O curso terá ainda edições em Lisboa, em Coimbra e no Funchal.

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: