//
Você está a ler ...
Actualidade, Comunicação, Formação

Dia Europeu da Terapia da Fala

O Comité Permanente de Ligação dos Terapeutas da Fala da União Europeia (CPLOL) promove hoje o Dia Europeu da Terapia da Fala, sob o tema “Multilinguismo: Muitas línguas, muitas culturas, uma comunicação!”. Foi celebrado inicialmente em 2004, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da profissão em toda a Europa. Visa sensibilizar os cidadãos para as perturbações da comunicação, o seu efeito sobre a saúde humana, os direitos dos pacientes e as formas de tratamento.

O Terapeuta da Fala (TF) é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção, gestão e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não-verbal.

terapida_fala

De facto, o TF intervém em diversas áreas:

  • Linguagem;
  • Fala;
  • Comunicação não-verbal;
  • Deglutição e funções relacionadas;
  • Cognição.

Segundo um estudo realizado na Universidade de Aveiro, a profissão de Terapeuta da Fala é relativamente recente em Portugal, encontrando-se atualmente em expansão e desenvolvimento. A pesquisa apurou que a percentagem de alunos com Mestrados e/ou Doutoramentos é ainda reduzida, mas a maioria dos alunos revela vontade de investir na sua formação académica e profissional. Os TF revelam ainda sentir necessidade de mais formação em todas as áreas de intervenção, e a necessidade de oferta mais adequada às suas necessidades, o que poderá passar pela criação de formações em áreas emergentes ou pelo reajuste da oferta formativa que já existe.

lionguagem

Tendo noção da importância destes profissionais, cada vez mais respeitados em Portugal, para o equilíbrio do sistema de saúde, a Bwizer passa agora a abranger esta área na sua oferta formativa. Os dois novos cursos distinguem-se no mercado por abrangerem temáticas atuais e pertinentes, serem lecionados por formadores de referência e apresentarem preços muito competitivos.

O curso de Perturbação do Processamento Auditivo Central vai decorrer no Porto, a 25 e 26 de abril, no Hotel Eurostars. Apresenta-se como uma solução holística e muito completa para todos os terapeutas da fala, munindo-os de novos conhecimentos e ferramentas que lhes permitem atuar eficazmente no tratamento das perturbações dos mecanismos auditivos responsáveis pela deteção e interpretação dos estímulos sonoros.

Por outro lado, a formação emfala Abordagens Contemporâneas de Intervenção na Afasia, que decorrerá em Lisboa, no Hotel Príncipe, a 24 e 25 de maio, permite ao profissional de saúde conhecer a perceção contemporânea das consequências do AVC e da afasia na vida diária do paciente e de todos os que com ele se relacionam.

As inscrições podem ser feitas através dos links: http://bit.ly/1aTUEir e http://bit.ly/1gEvP8j.

O VII Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala vai realizar-se entre 13 e 16 de novembro. A Bwizer vai marcar presença.

Junta-se a nós?

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: