//
Você está a ler ...
Actualidade, Equipa, Saúde

O Verão no Inverno

Depois de meses de chuva intensa, de frio, de ondas gigantes e alertas amarelos e vermelhos, de pessoas escondidas dentro de casa, este fim-de-semana S. Pedro brindou-nos, a meio de março, com um sol radioso e um céu azul claro de fazer inveja a alguns dias de julho. Como típicos portugueses, rumamos à praia, de fato-de-banho vestido e protetor solar na mão, para aproveitarmos o bom tempo. Esquecemos o vento e o frio e desfrutámos das temperaturas – que nem foram assim tão altas, mas que nos fizeram sentir no verão, no inverno.

Claro que o fim-de-semana, como todos, passou a correr. Ainda ontem era sexta-feira e hoje já é segunda. E, curiosamente, fugaz como o fim-de-semana, também o sol foi de pouca dura. Pelo menos aqui das instalações da Bwizer, no Porto, olhamos pela janela e as nuvens cinzentas ameaçam, outra vez, dias de chuva.

Ainda assim, com as energias recuperadas por um dia de praia onde já sentimos a primavera a chegar, decidimos celebrar o Sol como fonte de felicidade e de incentivo para um trabalho mais produtivo! Sabia, por exemplo, que o sol aumenta os níveis de serotonina, um dos antidepressivos naturais do cérebro? Em dias ensolarados, o cérebro produz mais desta molécula do que em dias encobertos.

Woman OutsideDe facto, e apesar de tudo o que ouvimos relativamente aos perigos da sobrexposição solar, a Organização Mundial de Saúde admite que um maior número de doenças está associado à falta de contacto com o sol do que o contrário. Muitos dos principais benefícios para a saúde vêm da produção de vitamina D, que a nossa pele processa quando entra em contato com a radiação UVB, e a deficiência desta vitamina está associada a uma infinidade de problemas físicos e mentais. Segundo a OMS, apenas 10 a 15 minutos de luz solar direta, sem óculos de sol, produz benefícios para a saúde.

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, concordam que o contacto com o sol pode ter mais benefícios do que riscos. Quando a pele é exposta à luz solar, é libertado óxido nítrico químico para a corrente sanguínea, uma eficaz ferramenta no combate contra a pressão arterial elevada, o que reduz o risco de doenças cardíacas.

Segundo a revista Prevenir, desde que com regras e sem exageros, a exposição solar:

  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Estimula o sistema endócrino, favorecendo
    dia de solos processos metabólicos e o aproveitamento dos nutrientes;
  • Melhora a acne e as infeções por fungos;
  • Promove a síntese de vitamina D na pele, que favorece a fixação de cálcio nos ossos e nos dentes;
  • Aumenta a quantidade de glóbulos brancos no sangue, os protagonistas do sistema imunitário, o nosso mecanismo de defesa contra agentes infeciosos;
  • Aumenta a concentração de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis pelo transporte do oxigénio;
  • Estimula o sistema hormonal, com especial incidência nas glândulas pituitária e tiroideia;
  • Ativa o sistema nervoso, diminuindo o stress;
  • Favorece a atividade intelectual;
  • É extremamente benéfico para a cura da psoríase: um estudo demonstrou que uma terapia de banhos de sol durante quatro semanas provoca a diminuição significativa dos sintomas em 84% dos casos.

por do sol matosinhos

 

Este fim-de-semana, nas praias do norte, e apesar do vento, houve mesmo quem se atrevesse a dar uns mergulhos no mar. Para além da alegria que é voltar a sentir a pele molhada ao sol, como que a reviver o verão e as férias, a mesma publicação afirma que a água do mar possui propriedades anti-tumorais e anti-bacterianas, e é eficaz em terapias de ossos e articulações. Para além disso, o sal é um exfoliante natural e favorece o rejuvenescimento celular.

Resta-nos esperar que o bom tempo volte em força com o início da primavera. Até lá, mantemo-nos positivos e produtivos, após um fim-de-semana onde o sol nos tornou, ainda que por breves momentos, mais felizes e otimistas.

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: