//
Você está a ler ...
Bwizer, Cursos, Formação, Terapia da Fala

Perturbação do Processamento Auditivo Central

Caros amigos Terapeutas da Fala,

Estamos, cada vez mais, a pensar em vocês. Na Bwizer, ainda somos conhecidos pelas nossas formações de excelência em fisioterapia. Porque foi assim que começámos, porque grande parte da nossa equipa é constituída por fisioterapeutas e, como tal, sentimo-nos mais à-vontade nesta área.

Mas há já bastante tempo que quisemos ir mais longe, sair da nossa zona de conforto. Se nos definimos como a empresa líder em soluções para profissionais de saúde, faz todo o sentido que, cada vez mais, alarguemos o nosso âmbito de atuação.

Por isso é que iniciámos, em 2014 a aposta em formações para enfermeiros, médicos e terapeutas de diversas áreas. Mas com um interesse particular pela Terapia da Fala, área pouco explorada e de importância crescente no sistema de saúde. Estamos a estrear-nos, devagarinho, procurando apresentar as soluções mais relevantes, com dois cursos que referimos recentemente. O primeiro decorre já em abril, sob ao tema “Perturbação do Processamento Auditivo Central”.

ouvir

Em Portugal, o Processamento Auditivo Central (PAC) é uma temática ainda pouco explorada, dada a complexidade dos processos subjacentes. Trata-se do conjunto de mecanismos auditivos responsáveis pela deteção e interpretação dos estímulos sonoros, isto é, que permitem que o indivíduo compreenda a mensagem. É, em síntese, a interpretação que o cérebro faz do som ouvido.

Qualquer perturbação neste processo pode comprometer a capacidade de analisar os estímulos: um simples distúrbio leva a pessoa a não conseguir interpretar o som. Mas convém desmistificar algumas ideias que ainda persistem na cabeça dos leigos na área: as perturbações no PAC não significam surdez. As pessoas afetadas apresentam dificuldades de aprendizagem, dispersão, dificuldade de comunicação oral e/ou escrita e problemas de compreensão em ambientes ruidosos. O que também terá impacto no desempenho social.

E é aí que o papel do Terapeuta da Fala é preponderante. Compete a este profissional avaliar, diagnosticar e desenvolver estratégias para intervir nesta disfunção e minimizar o seu impacto, reduzindo o défice de atenção e melhorando a capacidade de concluir atividades, principalmente em crianças e adolescentes com dificuldades comunicativas.terapi2

Assim, “Perturbação do Processamento Auditivo Central” apresenta-se como uma solução holística e muito completa para todos os Terapeutas da Fala, munindo-os de novos conhecimentos e ferramentas que lhes permitirão, de forma mais global, direta e efetiva, atuar neste contexto.

É já no próximo dia 25 de abril que a Bwizer estreia o curso de Perturbação do Processamento Auditivo Central, direcionado exclusivamente para Terapeutas da Fala e lecionado por Cristiane Nunes, formadora brasileira de referência internacional.

Não percam a oportunidade de se inscreverem e aprenderem com os melhores. Mais informações em http://bit.ly/1bYU3Hr.

Queremos fazer mais e melhor por todos os profissionais de saúde. Contamos convosco neste processo de evolução!

Discussão

3 thoughts on “Perturbação do Processamento Auditivo Central

  1. Eu aderi porque preciso de ajuda relacionada com perturbação da fala para meu filho.

    Posted by Paulo Muaquece | Novembro 27, 2014, 12:39
  2. Boa Tarde
    Gostaria se possível de saber para quando nova formação nesta área. Estaria muito interessada.
    Obrigado.

    Posted by Cláudia Simões | Outubro 15, 2014, 12:15

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: