//
Você está a ler ...
Actualidade, Cursos, Formação

Massagem Infantil

 

Nutrir uma Criança.

Sim,

Mas não só com leite.

É preciso pegar-lhe ao colo

É preciso acariciá-la,

Embalá-la,

E massajá-la.

É necessário conversar com a sua pele

Que tem sede e fome,

Como a sua barriga.

“Shantalla” – Leboyer, F.

 

Hoje iniciámos esta publicação com um pequeno poema de Frédérick Leboyer. Médico e poeta, Frédérick descobriu a magia da massagem Shantalla durante uma viagem à Índia. Encontrou-a numa favela, em Calcutá, ao ver uma mulher que massajava o seu bebé todas as manhãs, à luz do sol. A ideia seria fornecer o que é fundamental para as crianças: contacto, amor, carinho.

 

?????????????????????

De facto, a massagem infantil é um momento único de partilha que promove o conhecimento entre pais e filhos e gera momentos de felicidade e bem-estar. A qualidade do ato de tocar, desde o período intrauterino ao longo do crescimento, é um elemento fundamental do desenvolvimento humano, promovendo benefícios de ordem fisiológica, emocional e social.

De acordo com um artigo publicado por Maria João Alvito, referência na área de pré e pós-parto, na revista Saúde e Bem-estar, a formação de qualidade dos instrutores de massagem infantil é uma premissa crucial para a sensibilização das populações face à importância da estimulação sensorial no desenvolvimento do bebé.

Os benefícios não se limitam aos aspetos fisiológicos, englobam aspetos emocionais e relacionais. A rotina da massagem do bebé promove o vínculo entre pais e filhos, favorecendo a construção de uma base de confiança, segurança e aceitação emocional mútua, fulcral para o desenvolvimento do bebé e o processo de parentalidade.

Podem destacar-se quatro benefícios específicos da massagem infantil:

A Estimulação dos sistemas circulatório, digestivo, hormonal, imunitário, linfático, nervoso, respiratório e vestibular, bem como o desenvolvimento da linguagem, a melhoria das capacidades de aprendizagem e de crescimento, para além de outros benefícios físicos e psicológicos.

Alívio pode ajudar a diminuir cólicas, prevenir obstipação, favorecer a eliminação, aliviar níveis de dor, tensão muscular, muco em excesso, desconforto dos dentes e desorganização do sistema nervoso, para além de normalizar a sensibilidade táctil, a tensão física e psicológica e amaciar a pele. Mother massaging baby

Interação favorece a promoção do bonding: o estreitamento de uma vinculação segura, bem como a comunicação verbal e não-verbal, o tempo de qualidade para a família, as competências comunicacionais pré-linguísticas, a atenção unilateral, o contacto precoce com ambos os pais, a empatia e imitação.

Relaxamento pode ser demonstrado através da melhoria nos padrões de sono, ajuda a normalizar o tónus muscular, aumenta a flexibilidade, favorece a regulação dos estádios comportamentais e a melhora da capacidade de o bebé se acalmar (autorregulação), a diminuição do tempo de choro, a redução dos níveis de stress e a diminuição da hipersensibilidade e da hiperatividade.

A IAIM – International Association of Infant Massage, desenvolve um programa internacional de massagem do bebé baseado num Modelo Relacional: centrado na Família, onde os bebés são o centro da intervenção e os pais/cuidadores. A Bwizer tem vindo a promover uma formação certificada pela IAIM, que visa facultar conhecimentos na área da massagem infantil e capacitar o formando a dominar as principais técnicas e a saber estabelecer um programa prático de sessões de massagem infantil para os pais.

Esta é uma oportunidade única para aprender com uma referência na área materno-infantil e apostar numa área cada vez mais procurada. Mais informações e inscrições em http://bit.ly/1aJPsxt.

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: