//
Você está a ler ...
Bwizer, Cursos, Fisioterapia, Formação

Acupuntura para Fisioterapeutas

Acupuntura é uma das disciplinas mais importantes da Medicina Chinesa. Trata-se de uma técnica medicinal que consiste na colocação de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo, os chamados acupontos, localizados ao longo de trajetos energéticos (os meridianos), com o objetivo de melhorar o estado de saúde do paciente, independentemente da patologia em causa.

Ainda há muitos mitos em torno da Acupuntura e, muitas vezes, estes vêm da parte de profissionais de saúde, formados, cultos e competentes – porém, ainda preconceituosos.

 

DSC_0046

Há quem acredite, por exemplo, que a Acupuntura está ligada à religião, ao misticismo, sem qualquer base científica. Nada mais falso – é recomendada como tratamento para mais de 40 doenças pela Organização Mundial de Saúde, reconhecida como medicina complementar com efeitos comprovados pelos padrões científicos ocidentais.

Outro dos mitos mais frequentes relaciona-se com a dor: o tratamento é, muitas vezes, percebido como extremamente doloroso. Ora, tal ideia pré-concebida é, de todo, exagerada. Em Acupuntura utilizam-se agulhas muito finas e o paciente não sente dor – sente, sim, uma sensação de “picada”, uma leve comichão após a inserção da agulha.

A verdade é que esta é, sem dúvida, uma das terapias complementares mais procuradas atualmente por pacientes e profissionais de saúde, com benefícios comprovados em problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos, neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos. É ainda indicada na redução da dor em casos de fibromialgia e problemas de costas, no tratamento de náuseas e vómitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e na diminuição da tensão emocional. A
grande vantagem deste método é que não tem contraindicações, podendo ser aplicado a qualquer paciente.

 

DSC_0537

Evidentemente, o tratamento deve ser feito por um profissional de saúde apto e competente, com formação na área. Este avalia minuciosamente o paciente, para poder diagnosticar a origem do problema a ser tratado, e a partir daí escolhe os acupontos adequados ao desequilíbrio energético. Normalmente seleciona quatro ou cinco acupontos, o que se reflete em oito a dez agulhas

Desenhado especificamente para fisioterapeutas por Helena Justo, formadora com vasta experiência em Medicina Chinesa, a Bwizer apresenta o curso de Acupuntura para Fisioterapeutas, a decorrer já em Maio, no Porto. Com este curso, queremos que os nossos alunos se tornem aptos a dominar um método cada vez mais procurado pelos pacientes, beneficiando de uma abordagem holística entre a Medicina Oriental e Ocidental.

Uma oportunidade única de diferenciação e complemento relevante ao trabalho do Fisioterapeuta. Mais informações e inscrições no Porto em http://bit.ly/1kSEXdc e em Lisboa em http://bit.ly/1aL1pxu.

 

 

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: