//
Você está a ler ...
Bwizer, Cursos, Fisioterapia, Formação, Saúde

Reabilitação Perineal Ativa

Na Bwizer acreditamos que há excelentes profissionais de saúde em Portugal, mas também que temos muito a aprender com a metodologia adotada noutros países. Por isso, queremos que os nossos clientes beneficiem do conhecimento e da experiência dos melhores formadores nacionais, mas também internacionais. Hoje apresentamos-lhe Laira Ramos, fisioterapeuta brasileira, especialista em reabilitação perineal e na área de uroginecologia.

 

laira ramosLaira é a criadora do Protocolo de Reabilitação Perineal Ativa (RPA), o tratamento para reabilitação perineal que respeita as três fases de todos os processos de reabilitação: ensino, agilidade e fortalecimento.

Segundo a fisioterapeuta, “os protocolos descritos na literatura tinham pouca, e às vezes nenhuma, evolução durante o tratamento; muitos começavam e terminavam com a mesma intensidade, o que os tornava difíceis no início e fáceis no fim. Também não priorizavam o ensino correto da contração e o aumento da perceção perineal, o que, a meu ver, é o principal papel do fisioterapeuta numa reabilitação”.

Neste sentido, o protocolo RPA utiliza a cinesioterapia pélvica com biofeedback, eletroestimulação, cones vaginais e exercícios para casa. A intensidade das suas sessões evolui gradualmente, como recomendado pelo American College of Sports Medicine.

 

 

Este protocolo tem o objetivo de promover o fortalecimento, alongamento e relaxamento da musculatura do períneo, onde o fisioterapeuta pode dar um contributo essencial, atuando em disfunções como:

  • Incontinência urinária;
  • Incontinência anal;
  • Disfunções sexuais;
  • Obstipação;
  • Prolapsos e algias pélvicas.

Antigamente estas patologias eram vistas como consequência inconti natural da idade e as pessoas adaptavam-se
às mudanças por elas impostas. Mas a sociedade moderna e o aumento da esperança média de vida levam a que se preocupem cada vez mais com a sua qualidade de vida e o seu bem-estar, recorrendo aos tratamentos do fisioterapeuta.

Assim, esta é, inquestionavelmente, uma área em crescente expansão, onde se verifica cada vez uma maior procura por profissionais com competências em reabilitação perineal. O curso de Reabilitação Perineal Ativa, a decorrer já em maio, no Porto, é uma excelente oportunidade de integrar uma abordagem muito completa, que permitirá ao profissional de saúde intervir com sucesso nas patologias do períneo, diferenciando-o numa área que carece de formação especializada.

Mais informações em http://bit.ly/1cFAGTW.

 

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: