//
Você está a ler ...
Actualidade, Comunicação, Geral, Saúde

Dia Internacional do Enfermeiro

Hoje celebra-se o Dia Internacional do Enfermeiro.

Criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, o dia 12 de maio foi escolhido por ser a data de nascimento de Florence Nightingale, uma enfermeira britânica famosa por ser pioneira no tratamento dos feridos durante a Guerra da Crimeia. Florence, considerada a mãe da Enfermagem Moderna, ficou conhecida como “a dama da lâmpada”, por se servir deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite.

Para compreender o papel deste profissional de saúde, acordo com o REPE (Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro) definiu-se que:

  • Enfermagem é a profissão que, na área da
    nurseee
     saúde, tem como objetivo prestar cuidados de enfermagem ao ser humano, são ou doente, ao longo do ciclo vital, e aos grupos sociais em que ele está integrado, de forma que mantenham, melhorem e recuperem a saúde, ajudando-os a atingir a sua máxima capacidade funcional tão rapidamente quanto possível;
  • Enfermeiroé o profissional habilitado com um curso de enfermagem legalmente reconhecido, a quem foi atribuído um título profissional que lhe reconhece competência científica, técnica e humana para a prestação de cuidados de enfermagem gerais ao indivíduo, família, grupos e comunidade, aos níveis da prevenção primária, secundária e terciária.

Todos os anos o Internacional Council of Nurses (Conselho Internacional de Enfermeiros) divulga um tema para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro. O tema deste ano é:  Enfermeiros: Uma Força para Mudar – Um Recurso Vital para a Saúde. Para celebrar a data no nosso país, a Ordem dos Enfermeiros divulga em português, a publicação desenvolvida pelo ICN, disponível aqui.

Este ano, o documento centra-se na compreensão da “lacuna entre a oferta e a procura dos profissionais de saúde, os efeitos da crise financeira, a migração e a vida profissional útil dos enfermeiros”. A Presidente, Judith Shamian, apela ainda a que “os enfermeiros e os líderes mundiais se foquem sobre a força de trabalho global de enfermagem como uma prioridade chave para atingir melhor saúde para todos”.

A Bwizer agradece a todos os enfermeiros de Portugal pelo excelente trabalho que têm prestado perante condições que nem sempre são as mais favoráveis. Parabéns!

 

 

 

 

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: