//
Você está a ler ...
Fisioterapia, Formação, Saúde

A Geriatria e o Exercício Físico em Idosos

É mais que sabido que a Geriatria é uma área em grande crescimento, dado o evidente aumento do público-alvo. Os dados são conhecidos: estima-se quem, em 2060, o peso da população com mais de 65 anos atinja os 32%, sendo que 10% corresponde a idosos com mais de 80 anos. Em 2013, Portugal era o sexto país mais envelhecido do mundo e, em quarenta anos, passou de país com a maior taxa de natalidade da Europa para detentor da taxa de natalidade mais baixa. De facto, atualmente, o número de jovens com menos de 15 anos é inferior ao de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

geria1

Estas previsões fazem capa dos media e toda a gente as conhece, tornando a Geriatria uma aposta sensata para a atuação dos profissionais de saúde. O problema está na perceção do conceito, que ainda é bastante dúbia. Quando pensam em geriatria, muitas pessoas associam-na a uma área exclusiva de recuperação das disfunções da pessoa idosa. Infelizmente, raramente pensamos nesta especialidade como uma forma de prevenção.

Mas é melhor evitar que os problemas aconteçam do que resolvê-los. O curso da Bwizer Geriatria – a Intervenção do Fisioterapeuta foca-se exatamente nesta questão de que mais vale prevenir que remediar. Centra-se na intervenção através do exercício físico e diferencia-se por dar uma ênfase especial à compreensão do processo fisiológico do envelhecimento, à avaliação do adulto sénior, e por oferecer soluções nos diferentes problemas associados a este processo.

Esta perceção de Geriatria associada ao exercício físico ainda não é muito comum em Portugal. Porém, noutros países é já uma realidade bem implementada! O formador do curso Bwizer, Fernando Veras e Silva, desenvolve a sua atividade profissional na “Academia Melhoridade”, no Brasil, que promove a atividade física orientada para idosos. A equipa é composta por professores especializados e fisioterapeutas que acompanham permanentemente o treino dos clientes. São idosos que, por vezes, não apresentam qualquer disfunção evidente, visando apenas sentir-se melhor numa idade mais avançada. geria2

 

Por isso, está na hora de desmistificar ideias pré-concebidas e encarar a Geriatria como uma área não só de tratamento da doença, mas de manutenção da saúde, prevenção e orientação para o bem-estar, onde o fisioterapeuta tem um papel preponderante – é ele o profissional de saúde que estuda os movimentos e a funcionalidade das pessoas idosas.

Conheça mais pormenores sobre esta formação, que se inicia já em junho, no Porto, e em novembro, em Lisboa.

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: