//
Você está a ler ...
Geral

A Dor, foco do Cuidar em Enfermagem

“A “Dor”, sempre foi e cada vez mais é, um dos mais importantes Focos do Cuidar em enfermagem.”

Ricardo Rodeia, formador do curso de “Acupuntura para Enfermeiros” e “Shiatsu” desenvolvidos em parceria com o Fórum Enfermagem, fala-nos neste texto sobre a dor e o papel desta no trabalho em enfermagem, assim como do que o curso de “Acupuntura para Enfermeiros” pode trazer a quem nele participa.

A DOR: 5º sIMG_8427-2inal vital

“A “Dor”, sempre foi e cada vez mais é, um dos mais importantes Focos do Cuidar em enfermagem.

É o sintoma central, raíz e origem de grande parte das doenças. São muito mais os casos de doença, seja ela qual for, que têm por manifestação a dor, que as doenças silenciosas (sem dor).

Tem uma prevalência mundial enorme em todo o mundo. Os casos de pessoas que nunca tiveram um episódio de dor, seja aguda ou crónica durante todo o seu ciclo vital, são extremamente raros.

Para a MTC, onde a Acupunctura se integra, a doença resulta sempre do desequilíbrio de substâncias vitais, onde a energia vital (Qi), assumindo diferentes formas, constitui o conceito elementar. A progressão de doença segue determinados degraus de evolução no seu processo: 1º energético, 2º funcional, 3º estrutural. Porque a desarmonia energética é o 1º degrau do processo de doença, a acupunctura está assente num carácter profilático e preventivo, antes de ser um método efectivo de tratamento. A Dor pode surgir desde o primeiro degrau neste processo, antes mesmo dos exames auxiliares de diagnóstico conseguirem despistar e classificar uma doença. É por isso que a acupunctura é uma vantagem em si mesma.”

Dor e as Patologias Músculo-esqueléticasDOR_MUSCULAR

“As “Patologias Músculo-esqueléticas”, constituem situações frequentes de intervenção em grande parte das áreas onde o enfermeiro actua. No caso dos enfermeiros com especialidade de Reabilitação e de Enfermagem na Comunidade, assume uma importância ainda maior, na perspectiva interventiva.

Estas são duas áreas onde os resultados da acupunctura e técnicas associadas têm resultados efetivos extremamente bons, ultrapassando, em grande parte dos casos os tratamentos e intervenções convencionais.”

O curso

“O curso de Acupunctura para Enfermeiros – Dor e Patologias Músculo-esqueléticas – foi desenhado, por forma a ser integrado como instrumento numa prática clínica ao serviço da profissão.

O formando fica habilitado a empreender técnicas na área da acupuntura (também moxabustão, vácuoterapia e massagem), recorrendo aos acupontos, como forma de Intervenção autónoma (uma competência acrescida) em situações de Dor e Patologias Músculo-esqueléticas.”

Curso de “Acupuntura para Enfermeiros: Dor e Patologias Musculo-esqueléticas” em Junho no Porto. Saiba mais aqui! 

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: