//
Você está a ler ...
Hugo Belchior

Objetivos e sonhos… Já definiu os seus?

Já deu consigo a pensar nas resoluções de um “novo ano”? É um exercício interessante que muitas pessoas levam a cabo. Um exercício útil, antes de mais.

Útil porque dá um sentido ao nosso esforço. Ao estipularmos metas conseguimos duas coisas. A primeira, é decidir para onde queremos caminhar. E a segunda é medir o nosso resultado. Chegámos à meta ou não?

Ora, se nunca shugo2e puser objectivos – não tem que ser na forma das tais resoluções de ano novo, como pode considerar que está a ser bem ou mal sucedido? Como pode saber se está no caminho certo ou não,?

Penso que a colocação de objectivos, suficientemente ambiciosos, é uma condição fundamental para, empresas e pessoas, serem bem sucedidas. E por isso lhe pergunto: já definiu ou seus objectivos? Ou, mais importante ainda, os seus sonhos? Já passou para um papel aquilo que realmente quer atingir, seja a nível financeiro, relacional, desportivo ou em qualquer outra dimensão que lhe seja relevante?

Já pensou, por exemplo,  em que tipo de empresa quer trabalhar? Quanto dinheiro tem como ambição ganhar em cada ano? Ou talvez se o seu caminho não será antes o de criar a sua própria empresa? Ou o de se dedicar a uma ONG, por exemplo?

Claro que, muitas vezes, quando olhamos para os objectivos que nos colocamos, constatamos que não sabemos como lá chegar. É normal. Umas vezes por falta de confiança outras porque, efectivamente, não sabemos como o fazer.

 Não saber como fazer uma determinada coisa não tem mal nenhum. Basta aprender a fazê-la! Se quero emigrar para a Austrália e não sei inglês, pois bem, há que aprender! Ou se quero ser reconhecido como o melhor profissional numa determinada área do conhecimento, seguramente terei que estudar mais e trabalhar mais do que os outros. Ou se não nada sei de gestão e quero abrir um negocio próprio, claro que tenho que aprender.

Aprender é a parte fácil. Pode demorar mais ou menos tempo, dependendo de um conjunto de factores. Agora, há algo que não é opcional: a decisão de querer aprender. E essa, é uma decisão sempre individual.

Talvez seja aí que resida uma das grandes diferenças entre as pessoas. Pelo menos entre aquelas que atingem níveis superiores de performance e as outras: a disponibilidade para assumirem o desconforto da aprendizagem. É que é sempre mais fácil desistir antes de tentar, sempre. E, mais fácil ainda é dizer que “eu não consigo”, antes de me dedicar com vontade férrea a tentar.

Onde está você? Do lado de quem tenta, ou de quem parte logo para a crítica fácil, desvalorizando o que os outros dizem ou fazem, encontrando aí um doce refúgio para a sua própria falta de coragem?SettingGoals

Na Bwizer colocamo-nos objectivos. Ambiciosos, acreditem. E são ambiciosos por duas razões fundamentais. Primeiro, porque não está no nosso código genético a mediania. Queremos sempre fazer mais e fazer melhor. E o nosso grande concorrente – talvez até mesmo o único – somos nós próprios. Segundo, porque sabemos que só com ambição nos superaremos. E só se nos superarmos conseguiremos justificar a nossa razão de existência. E a nossa razão de existir são os nossos clientes. Temos que ser capazes de trazer ao mercado melhores produtos, com melhor qualidade de serviço, com muito mais profissionalismo. Temos que ser capazes de continuar a surpreender, como continuaremos a procurar provar nos próximos meses.

Fazemos sempre tudo bem? Não. Talvez nunca o venhamos a fazer. É que o nosso mote, “your evolution”, vem de mão dada com “our evolution”.  Estamos cá para evoluir e continuar a crescer. E temos muito prazer em que o faça connosco.

Hugo Belchior

CEO Bwizer

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: