//
Você está a ler ...
Bwizer, Cursos, Fisioterapia, Formação, Saúde

Os caminhos da energia e do bem-estar | Medicina Tradicional Chinesa

medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa, é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história. Esta é considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental, termo que engloba também as outras medicinas da Ásia, como os sistemas médicos tradicionais do Japão, da Coreia, do Tibete e da Mongólia.

O facto da MTC existir há milhares de anos e ainda ser usada nos dias de hoje é sem dúvida uma grande prova do seu valor como forma de tratamento. A MTC foi pouco desenvolvida em outras civilizações do mundo, essencialmente devido ao isolamento da China. Contudo, com a abertura da China em 1972, a MTC começou a espalhar-se pelo Ocidente., tendo sido inevitavelmente moldada com o tempo por muitos fatores, incluindo a cultura, filosofia, politica, religião e ciência.

A MTC fundamentamedicina04-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Baseia-se nas teorias do yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.

Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão, tanto ao tratamento das doenças, quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.

Assim, a visão global do indivíduo e a forma como este interage no meio são reponderantes. Tendo isto em conta, a avaliação na MTC tem por base diversos procedimentos como observar (望 wàng), ouvir e cheirar (聞 wén), o histórico do paciente e a palpação de alguns pontos específicos do corpo. Já a patologia é vista como consequência de desequilíbrios internos tais como: emoções, má alimentação, cansaço excessivo ou falta de repouso.

Na MTC a palavra de ordem é quase sempre a prevenção. E se é possível tratar muitos dos problemas durante os períodos de crise, ou seja, períodos agudos, a verdade é que é sempre melhor antecipá-los. Existe mesmo um antigo provérbio que diz: “Curar as doenças do Verão no Inverno”. No Inverno, os tratamentos – que geralmente consistem em “aquecer” o paciente – têm de lutar contra dois inimigos: o frio interno e o frio externo (o frio interno corresponde geralmente à condição crónica de que o paciente sofre), enquanto no Verão só têm de lutar contra o frio interno. Diz-se: “tratar doenças de frio no Inverno é como secar roupa à chuva!”. Assim, se o paciente sofre de problemas que se agudizam no Inverno, deverá começar a trata-los no verão.

Atualmente, a MTC é considerada pela OMS  (Organização Mundial demtc Saúde) como uma terapia complementar reconhecida, tendo nos últimos tempos sido alvo de diversos estudos que, além de relatarem a sua eficácia em pírica, tentam explicar o seu mecanismo de ação do ponto de vista da medicinal ocidental.

A MTC apresenta-se, assim, como um sistema completo com um amplo campo de atuação, sendo que se expressa em diferentes áreas como: fitoterapia e dietética, acupunctura, eletroacupuntura, moxibustão, terapia manual e ainda Qi Gong.

Sabe-se hoje que da união entre o avanço científico da medicina ocidental e a sabedoria milenar da medicina oriental, resulta uma abordagem mais global do paciente. Assim surge o curso de “Medicina Chinesa aplicada à Fisioterapia” que pretende dar ao fisioterapeuta um vasto leque de técnicas desta medicina milenar e uma visão global do indivíduo que irá certamente enriquecer a sua prática clínica.

Curso de “Medicina Chinesa aplicada à Fisioterapia” em Outubro no Porto. Saiba mais aqui: http://bit.ly/1qCFyP6

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: