//
Você está a ler ...
Geral

Treino Funcional | Nova tendência de treino com provas dadas

Nos últimos 100 anos tem-se verificado uma alteração radical do estilo de vida ocidental, com consequências ao nível dos hábitos alimentares e do dispêndio energético dos indivíduos. O aumento do sedentarismo e/ou inatividade física está intrinsecamente relacionado com a proliferação de estados de obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. Estima-se que a inatividade física provoque, só na Europa, cerca de 600 000 mortes/ano. Em Portugal, deu-se um aumento de 49,6% (1995-1998) para 53,6% (2003-2005) da prevalência de excesso de peso ou obesidade.

Para combaterFT Coach MB estes fenómenos, têm sido criados diferentes tipos de medidas, desde diretrizes da Organização Mundial de Saúde, desenvolvimento de programas de promoção, estruturação de atividades locais, incentivos fiscais, entre outras. O conjunto destas medidas tem permitido que a oferta para a prática de atividade física se tenha diversificado e propagado a nível nacional e internacional.

Hoje em dia, as tendências a nível do exercício físico estão sempre a alterar-se, havendo uma oferta cada vez maior ao alcance de qualquer um. Pode-se também dizer que, o cuidado com o corpo e a prática de exercício têm atingido nos últimos anos níveis de popularidade nunca antes vistos.

De entre essas novas tendências, está sem dúvida o treino funcional. Na última década, o termo Treino Funcional
, evoluiu de um conjunto de palavras pouco usadas, para uma tendência na metodologia do treino. É um paradigma baseado no espaço comum entre a reabilitação e a condição física.

Proveniente dos Estados Unidos da América, a sua origem remonta ao desporto de alto rendimento. O Treino Funcional treina os movimentos e os músculos, adaptando-se às necessidades específicas de cada pessoa. Assim, com esta metodologia, recorre-se a exercícios, envolvendo movimentos que são específicos, tanto em termos de mecânica, coordenação e/ou gasto energético, para as atividades do dia-a-dia.

A sua popularidade deve-se principalmente aos benefícios que trás a quem o pratica como: melhoria da estabilidade corporal, qualidade de movimento, agilidade e destreza, aumento da força e flexibilidade, bem como prevenção de lesões.FT Coach duo MB

O que distingue este método de tantos outros é a importância da realização de uma avaliação prévia do praticante, ou seja, ser capaz de retirar da observação da postura e do movimento elementos necessários a uma adequada prescrição individualizada do exercício. Para tal, é necessário dominar conceitos fundamentais de Cinesiologia e Mecânica do Exercício, de forma a ser capaz de efetuar uma correta análise e definir, assim, os objetivos do treino. Nesta modalidade, o profissional é capaz de prescrever programas de exercício seguros e eficazes, quer para indivíduos jovens e saudáveis, quer para populações especiais (atletas, idosos, obesos, diabéticos, entre outros).

O Functional Training (FT) Coach® traduz uma nova abordagem ao treino funcional, sendo reconhecido internacionalmente por unir os mundos do desporto e fitness com o da fisioterapia. Seguindo os pressupostos do treino funcional, este método integrado vê, não só o treino “como um todo”, mas também o individuo em todas as suas dimensões, relacionando conceitos como cadeias musculares, meridianos miofasciais e core stability de forma integrada.

Com este método, o fisioterapeuta será capaz de prolongar o seu papel como agente facilitador da reabilitação, elevando a performance do seu paciente a um patamar superior. Para o profissional do Desporto, conseguirá integrar novos conceitos que darão suporte à sua prática e permitirão desenvolver um trabalho especializado, individual e que trará inequívocos benefícios para todos os seus utentes.

Curso de Functional Training Coach® em Setembro no Porto: http://bit.ly/1Cvx7y3.

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: