//
Você está a ler ...
Bwizer, Cursos, Fisioterapia, Formação, Saúde

A Drenagem Linfática por Godoy & Godoy…

Desde a descrição da técnica de drenagem linfática manual pelo biólogo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder em 1936, vários seguidores passaram a divulgá-la, tornando-a num dos principais pilares no tratamento do linfedema.

O casal Vodder  trabalhava com massagem manual, quando observaram a melhora clinica em pacientes com quadros gripais crónicos, nos quais detetavam aumento nos linfonódos na região cervical. Após essa observação, passaram a executar determinados transferir (1)tipos de movimentos de estimulação física que foram publicados em 1936. Desta forma nasceu a técnica de drenagem linfática manual.

Inicialmente, ela foi divulgada nos congressos de estética por esteticistas, biólogos e outros profissionais adeptos. Entretanto, nas décadas de 60 e 70 ela foi incorporada pela medicina. Em meados de 1967 foi criada a sociedade de drenagem linfática manual, e a partir de 1976 esta foi incorporada à sociedade alemã de linfologia.

De entre os principais grupos que utilizam esta técnica estão Fõldi, Leduc, Casley-Smith, Ciucci, Mayall entre outros, os quais acrescentaram contribuições pessoais, principalmente no tratamento de pacientes portadores do linfedema. No entanto, mantiveram os princípios preconizados por Vodder.

Na década de 90, Godoy & Godoy, na tentativa de reproduzir in vitro e in vivo as técnicas de drenagem linfática acabaram por desenvolver um novo conceito. Neste, empregou- as leis que regem a hidrodinâmica, tanto na formação da linfa, como  no seu deslocamento nos vasos linfáticos. Desta forma, os conceitos da fisiologia e da fisiopatologia são fundamentais, bem como o conhecimento do trajeto dos vasos linfáticos e de das interferências que o fluxo linfático sofre no seu trajeto.

figura_3Em 1999, este novo conceito foi descrito onde os movimentos eram realizados com auxilio de roletes e, posteriormente, passaram a ser feitos de forma manual. Nestes últimos anos a técnica e o conceito de drenar evoluíram, tendo sido acrescentadas novas diretrizes. Por exemplo, o estímulo cervical é uma descoberta de caráter observacional, porém passível de reprodução clinica, que foi acrescentado à técnica. Da mesma forma, a drenagem linfática do sistema profundo foi identificada como de grande importância e foi  incorporada ao tratamento. Desta forma, Godoy & Godoy desenvolveram um novo conceito de drenagem linfática total na qual interfere com o sistema linfático profundo e superficial.

Godoy & Godoy, trazem, acima de tudo, uma nova contribuição ao tratamento do linfedema. Além da drenagem linfática manual, desenvolveram-se dispositivos para drenagem linfática mecânica para membros superiores e inferiores, assim como de exercícios e atividades para o tratamento do linfedema.

Conheça e aprenda o método que lhe irá trazer resultados excelentes. Saiba mais aqui: http://bit.ly/1uMQNZm.

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: