//
Você está a ler ...
Actualidade, Saúde

16/10 | Dia Mundial da Coluna

Celebrou-se hoje o Dia Mundial da Coluna.Male spine anatomy

A espinha dorsal (literalmente) do corpo humano.

A estrutura que une e ajuda definir todo o nosso corpo.

O elo de ligação entre o cérebro e os membros e extremidades.

A coluna vertebral caracteriza os animais do grupo dos vertebrados (do latim vertebratus, com vértebra) e estes constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, pois como explicado: “caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro”

Nos humanos é formada quase sempre por 33 e eventualmente 32 ou 34 vértebras que são ligadas por articulações que são de dois tipos: uma maior com interposição dos discos intervertebrais na região anterior entre cada vértebra e duas menores atrás, por um duplo par de facetas interarticulares posteriormente, sendo duas voltadas para cima e duas para baixo, formando de cada lado, posteriormente, na vértebra, uma articulação facetária.

No canal medular caminha a medula espinal e os nervos, uma verdadeira “autoestrada” que permite que toda informação nervosa circule corretamente entre o cérebro e o resto do corpo.

Além destes factos, a coluna é também uma das principais estruturas sujeitas a episódios de dor nos seres humanos.

Pelo menos 85% da população mundial têm, tiveram ou terão, pelo menos uma vez na vida, dor na coluna, como apontam dados da Organização Mundial da Saúde.

Sabe-se que a lombalgia (dor lombar) é um problema extremamente comum que muitas pessoas experienciam em algum momento da sua vida e muitas vezes num período da vida muito precoce.

Estima-se que mais de 70% da população portuguesa já sofreu ou sofre com dores na coluna vertebral, sendo que representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física em idade laboral e são uma das principais causas de ausência no trabalho – representa, então, um grande impacto a nível bio-psico-social do individuo e também a nível económico do país.

A falta de exercício, o envolvimento cada vez mais frequente com as novas tecnologias, os maus hábitos alimentares que levam à obesidade, e até mesmo o stress que têm uma elevada influência sobre a postura, são alguns fatores que contribuem para estes números.

E você? Já sofreu de dores na coluna? Certamente que sim tendo em conta os números…

Por isso, no dia em que se celebra esta estrutura tão vital, como complexa, corrija a sua postura, pratique exercício e relaxeA sua coluna agradece!

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: