//
Você está a ler ...
Bwizer, Emprego, Formação, Geral, Saúde

Reportagem Ciclo de Conversas: “Como Abrir o Seu Gabinete”

Terminamos no dia 14 deste mês o 1º Ciclo de Conversas: “Como Abrir um Gabinete”. Em sete conversas, ao longo de sete semanas, os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar da experiência de experts em temáticas relacionadas com o processo de abertura de um gabinete.

De facto, a Saúde em Portugal está a mudar. O Sistema Nacional de Saúde e as Unidades Convencionadas já nem sempre são uma opção para os profissionais de saúde, pelo que os serviços privados, nomeadamente os pequenos gabinetes podem ser uma solução válida!

Untitled design (8)

A decisão de embarcar neste projeto é um enorme desafio, especialmente para os profissionais de saúde, que por norma têm poucos conhecimentos e estão pouco sensibilizados para as questões mais relacionadas com a gestão, como por exemplo, a noção de investimento e retorno, bem como a de custos fixos e custos variáveis. É também necessário um espírito empreendedor, perseverança, assim como alguma criatividade, já que o mercado na Saúde está cada vez mais competitivo e os profissionais são também cada vez mais diferenciados.

São muitos os aspetos a ter em conta, desde o local ao posicionamento e serviço que irá ser prestado, passando também pelas questões legais, decoração, equipamentos, imagem do espaço e dos profissionais, entre outros. Para além disto, é também cada vez mais importante refletir, definir e adotar uma estratégia de Marketing sólida e atrativa. Com efeito, todos estes são fatores essenciais para a construção de um negócio e podem, efetivamente, determinar o sucesso e longevidade do mesmo.

Foi partindo do reconhecimento destes obstáculos que nasceu este “Ciclo de Conversas”, onde os participantes puderam falar com alguns especialistas, aprender, tirar dúvidas, bem como ficar alerta para alguns aspetos aos quais, talvez até agora, não atribuíam grande importância.

IMG_0691

Assim, começamos com a Conversa 1: “Empreendedorismo em Saúde”, levada a cabo por Jorge André Cardoso e Hugo Belchior, ambos profissionais de saúde e empreendedores. Duas pessoas que conhecem bem, enquanto profissional de saúde, as dificuldades que se sente quando se pretende transformar as competências técnicas na base de um projeto empresarial.

Seguiu-se uma outra conversa, desta feita conduzida pelo advogado Dr. Filipe Camejo. Nesta conversa os participantes viram esclarecidas algumas das dúvidas legais que a abertura de uma unidade privada de fisioterapia (gabinete) sempre trazem, esclarecidas por alguém que teve um papel relevante na criação da ERS.

 A 3ª Conversa, ministrada por Rosana Teixeira, alguém com uma experiência muito relevante na área comercial e de marketing na saúde, nomeadamente em ambientes corporativos, teve como objetivo alertar os participantes sobre a importância da excelência no atendimento e relação com o Cliente para o sucesso e solidificação da posição no mercado.

Continuamos este Ciclo de Conversas com Teresa Ferreira, uma profissional de excelência na área do bem-estar, com experiência internacional a nível de SPAs, e que partilhou, bem como exemplificou, as melhores práticas sobre criação de ambientes acolhedores, profissionais e que potenciem o sucesso do negócio, completando assim uma lacuna que afeta grande parte dos espaços de saúde.

Na 5ª Conversa fomos desafiados a questionar a nossa imagem, tanto dentro como fora do contexto profissional. Esta conversa foi levada a cabo por uma profissional de saúde especial, Teresa Ayres Pereira, uma farmacêutica que se dedica hoje à área de Consultoria de Imagem Pessoal e Empresarial. Um tema tradicionalmente descurado mas de importância muito elevada.

Na 6ªconversa sobre “Os 7 Princípios Chave na Gestão de Um Gabinete”, o CEO Bwizer, Hugo Belchior, partilhou a sua visão e reflexão sobre os princípios mais importantes no lançamento e gestão de um gabinete.

 DSC07954

Concluímos este ciclo com chave de ouro, contando com a partilha do testemunho de 3 fisioterapeutas, Nelson Azevedo, Mafalda Carreira e Helder Monteiro, que passaram das ideias às ações, e que hoje são casos óbvios de sucesso profissional. Uma conversa indubitavelmente inspiradora!

Esperamos que esta experiência tenha ajudado cada participante a definir se têm o que é necessário para seguir o caminho do empreendedorismo.

 Desejamos a todos muito sucesso!

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: