//
Você está a ler ...
Bwizer, Cursos, Saúde

A Doença Cardiovascular e a Reabilitação Cardíaca

97ab1a0bf1d87b99ecfa2602fef905b6A doença cardiovascular é a primeira causa de morte entre os europeus, de ambos os sexos, correspondendo a 50% da mortalidade total e ultrapassando todas as formas de cancro combinadas.

Este flagelo é responsável por cerca de metade das mortes ocorridas na Europa, causando todos os anos 4,35 milhões de mortes nos 52 Estados membros da Região Europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS) e mais de 1,9 milhões de mortes na União Europeia (UE). Paradoxalmente, embora o número de mortes por doença cardiovascular esteja a diminuir em grande parte da Europa, o número de doentes cardiovasculares está a aumentar, relacionado com o aumento da esperança média de vida destes doentes. Assim, atualmente, a doença cardiovascular é também uma das principais causas de incapacidade, tendo um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. Também em Portugal, as doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte.

Segundo a OMS, se conseguirmos controlar os fatores de risco, com o objetivo de uma redução ligeira da Hipertensão Arterial, consumo de tabaco, dislipidemia e obesidade, podemos reduzir em metade a incidência de doença cardiovascular. Assim, a prevenção primária e secundária tornam-se fundamentais na luta contra esta doença e as complicações que dela advêm.

Os serviços de reabilitação cardíaca, incluidos na prevenção secundária, têm sido reconhecidos nas últimas 4 décadas como um componente significativo do plano de tratamento de doentes cardiovasculares.

Atualmente, definem-se Serviços de Reabilitação cardíaca (RC) como “programas a longo prazo, envolvendo avaliação médica, prescrição de exercício, modificação de factores de risco cardíacos, educação e aconselhamento”. Estes programas são destinados a limitar os efeitos psicológicos e fisiológicos da doença cardíaca, reduzir o risco de morte súbita ou reenfarte, controlar os sintomas cardíacos, estabilizar ou reverter o processo aterosclerótico e aumentar o status psicossocial e vocacional de doentes seleccionados”.

O desenvolvimento e implementação crescente de medidas de RC devem-se à evidência científica crescente dos seus benefícios, que levou à publicação de recomendações de utilização, através de “Guidelines” e “Position Papers”. As Meta-análises e revisões sistemáticas fornecem e sumarizam a extensa informação dos estudos clínicos que demonstram os benefícios dos programas de RC, em doentes cardiovasculares. Estes benefícios incluem melhoria dos processos de tratamento e dos perfis de risco (fatores de risco), intimamente ligados à mortalidade e morbilidade.

materia_reabilitacaocard2Dados de estudos clínicos randomizados mostram um benefício de mortalidade, aproximadamente 20-25%. Outros benefícios incluem: melhoria de tolerância ao esforço, de sintomas, dos níveis lipídicos, do bem-estar psicossocial, redução/suspensão dos hábitos tabágicos, redução de stress, de enfarte recorrente e de procedimentos de revascularização. Está ainda demonstrado o atraso na progressão da doença aterosclerótica.

Além destas vantagens para o doente, vários estudos comprovaram o benefício económico para o sistema de saúde, levando a efeitos positivos sobre a saúde e, em específico, na redução de custos. Sendo a “redução de custos” a palavra de ordem na saúde em Portugal, a Reabilitação Cardíaca poderá começar a ganhar cada vez mais terreno no nosso país, sendo necessários profissionais com formação específica nesta área.

Conheça a nossa formação de Reabilitação Cardíaca: Prescrição e Monitorização de Exercício que irá decorrer em Dezembro no Porto: http://bit.ly/1BWxgs2.

Fonte: Ministério da Saúde – Coordenação Nacional para as Doenças Cardiovasculares

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: