//
Você está a ler ...
Bwizer, Saúde

Saúde e Medicina | Um olhar sobre 2014…

2014-HeartOlhando para trás para o ano que passou, existem talvez duas histórias relacionadas com a Medicina e Saúde que ficam na memória – uma por causa de sua popularidade nas redes sociais e outra pelo seu impacto na saúde mundial. Ambas as histórias envolveram todo o mundo de forma “viral” em ações de solidariedade e de consciencialização para duas doenças totalmente devastadoras e, apesar de tudo, com conotações tão distintas.

Referimo-nos, naturalmente, ao ALS Ice Bucket Challenge, uma moda de verão, que irrompeu num apoio em massa a uma instituição de caridade e investigação médica da Esclerose Lateral Amiotrófica. E também foi o ano do Ébola, que produziu a maior epidemia da história recente, criando um desastre de saúde pública na África Ocidental e ameaçando cruzar novas fronteiras internacionais.

Estes dois fenómenos tiveram um impacto tão grande que, no final do ano, a Google revelou que, tanto o Ébola, como “Ice Bucket Challenge” ficaram no Top 5 dos tópicos mais procurados neste motor de busca.

No caso particular do “Ice Bucket Challenge”, que envolveu a partilha de vídeos através da internet, potenciando o efeito “bola de neve” da campanha e o seu impacto nos media com a participação de figuras bem conhecidas de todos, levou a um aumento de fundos para a investigação sobre esta patologia, até aqui pouco conhecida pelo público em geral.

Mas não só destas dBenedict-Cumberbatch-ALS-Ice-Bucket-Challengeuas histórias se fez o ano de 2014….

Na área das células estaminais, 2014 foi o ano que que nasceu o primeiro bebé de um útero transplantado, abrindo assim portas para o combate à infertilidade. Depois da descoberta que células adultas podem, em termos científicos, regredir e tornarem-se células indiferenciadas que possuem o potencial de se tornarem em qualquer tipo de tecido, ofereceu a esperança no campo da medicina regenerativa da criação de novos tecidos ou mesmo órgãos completos.

As células estaminais tiveram a sua maior contribuição para os avanços da medicina, em 2014, no potencial de regeneração em pacientes com paralisia, tendo sido reportado que um homem voltou a andar depois de ter sido feita uma “reparação” da sua medula espinhal.

Em 2014 a doença de Alzheimer continuou a ganhar terreno, tendo um impacto nefasto na vida dos doentes, com perdas de memória, dificuldades de comunicação e défices cognitivos. Todavia, também foi o ano em que se descobriu que uma simples análise ao sangue poderá levar a uma deteção precoce da doença, podendo levar ao desenvolvimento e aplicação de tratamento que focam os estágios iniciais da mesma. Também foram feitas grandes descobertas a nível da regeneração celular que, a longo prazo, poderão levar a possíveis tratamentos para a doença de Alzheimer.

Foi também no ano passado que os Cigarros Eletrónicos conquistaram o mercado – ainda muito controversos, estes aparelhos foram sujeitos a diversos estudos. Uns defendem que efetivamente podem ser um meio eficaz para os milhares de pessoas que estão a deixar de fumar, outros defendem que são prejudiciais para a saúde. Talvez 2015 traga mais respostas…

0816-smartwatch-630x420Tal como seria de esperar, as novas tecnologias tiveram também um papel protagonista na área da saúde em 2014. Desde a impressão a 3D para a criação de implantes e reconstrução facial, até à utilização de “óculos inteligentes” para o auxílio de pessoas com défices visuais, cada vez mais há uma sinergia entre as áreas de desenvolvimento de novas tecnologias e a saúde.

Dentro do campo da tecnologia, o ano também ficou marcado pelo lançamento de inúmeras APPs de saúde (e para a saúde), com cada vez mais utilizadores em todo o mundo. A disseminação da tecnologia “wearable” com os SmartWatches e os chamados monitores de saúde, conquistaram milhares em todo o mundo, levando a uma maior consciência e aprendizagem de estilos de vida mais saudáveis.

Esperamos para ver que novas descobertas nos traz 2015…

Descubra estas e outras descobertas aqui: http://bit.ly/1sP4hbg.

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: