//
Você está a ler ...
Bwizer, Cursos, Fisioterapia, Saúde

A Fisioterapia em pediatria

14120105011268Segundo a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APF), a Fisioterapia Pediátrica centra-se na melhoria da qualidade de vida de crianças dos 0 aos 18 anos, na sua integração social e familiar e no aumento da sua funcionalidade. A abordagem realizada pelo fisioterapeuta pediátrico, tal como em outras áreas, é individual e altamente personalizada, baseando-se numa avaliação minuciosa da criança/jovem.

O que difere e torna esta área tão aliciante para os profissionais que nela intervêm é que, em idades mais precoces, o fisioterapeuta tem de ser capaz de aliciar a criança, interagindo através do brincar, conquistando-o e levando assim o tratamento a bom porto.

É essencial o respeito das competências e capacidades da criança, reconhecendo-a não como um adulto em miniatura, mas sim como um ser humano em desenvolvimento, com família, hábitos, gostos e vontades particulares que devem ter sidas em consideração.

Nesta área, a família e ambiente que a rodeia são preponderantes para o sucesso da intervenção, pois influenciam o desenvolvimento da criança, tanto de forma positiva, assim como negativa. Os cuidadores, usualmente os pais, deverão ser integrados activamente no processo de reabilitação, pois são eles que têm o maior contacto com a criança e o estimulam no período em que já não está na fisioterapia.

Assim, para a APF deverão ser competências do fisioterapeuta pediátrico:

– Desempenhar o papel de educador, clínico e investigador na fisioterapia em pediatria

– Ter um conhecimento atualizado sobre as bases teóricas do desenvolvimento, aprendizagem e controlo do movimento

– Ter conhecimentos que permitam intervir em situações clínicas que limitam a atividade e a participação da criança/jovem nos diversos contextos que frequenta

– Desenvolver o raciocínio clínico adaptado a cada área de intervenção

– Aplicar estratégias de avaliação, diagnóstico e intervenção em função das caraterísticas particulares da criança/jovem/família

– Comunicar assertivamente com a família e restantes membros da equipa

– Promover o trabalho em contexto ecológico

– Ter um conhecimento profissional atualizado, abrangente e com base na evidência científica

Tendo em conta a grande especificidade da atuação em pediatria, a Bwizer aposta em 2015 seriamente nesta área promovendo junto de todos os fisioterapeutas a possibilidade de desenvolver competências na área.

Com o curso de Fisioterapia Respiratória Pediátrica que se realizou no passado mês de Fevereiro, os alunos ficaram a saber mais 14111812321151sobre as patologias respiratórias, bem como sobre o sistema respiratório da criança. Ficaram aptos a avaliar e intervir numa criança, quer com técnicas das vias aéreas superiores, como inferiores, não descurando nunca o acompanhamento e educação aos pais da criança. Esperamos anunciar novidades sobre este curso brevemente!

Com o curso de Fisioterapia no Recém-nascido, para além de uma visão geral sobre o desenvolvimento intra-uterino, a gravidez, o parto e as doenças mais comuns no recém-nascido; aprenderá a avaliar e intervir no bebé recém-nascido, sendo que o enfoque principal estará nos distúrbios do sistema digestivo do bebé que, como é sabido, são muito frequentes!

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: