//
Você está a ler ...
Bwizer, Cursos, Saúde

Sabe o que é a Auriculoterapia?

 auriculoterapiaE se todo o nosso corpo estivesse representado na nossa orelha? Não acredita? É sobre este pressuposto que assenta a Auriculoterapia.

As primeiras descrições sobre a Auriculoterpia vêm do tempo de Hipócrates, o pai da medicina, no seu livro “Geração”. Neste relata curas de impotência sexual com pequenos sangramentos na orelha. Ao longo dos séculos, encontram-se documentos que relatam de tratamentos semelhantes para diversas patologias. Em 1637, o médico português Zacutus Lusitanus descreve a utilidade de cauterizações auriculares no tratamento da dor ciática.

Em 1973, antropólogos chineses, encontraram nas escavações realizadas na província de Hu Nan, um livro antigo do período Han, onde vinha mencionado que “os membros, os olhos, a face e a garganta, todas reúnem-se, através de vasos e canais, na orelha”.

Já em meados de 1950, médicos franceses da região de Lyon começaram a receber pacientes com cauterizações no pavilhão auricular – os pacientes referiam sentir um grande alívio da dor ciática graças à cauterização. Um desses médicos era Paul Nogier que se questionou se o pavilhão auricular poderia estar relacionado com outras partes do organismo. Estudando as nevralgias ciáticas, Nogier constatou que um bloqueio da quinta vértebra lombar é causadora frequente dessa patologia. Então ele supôs que a quinta vértebra lombar correspondia ao local da cauterização no pavilhão auricular. Posteriormente, concluiu que a restante da coluna ficava na continuação da anti-hélice.

Paul Nogier conseguiu provar o seu método partindo da coluna vertebral e tratando dores em diversos locais do corpo através do estímulo de pontos distintos da orelha – ele chamou ao seu método Auriculoterapia.

Renata-92-de-105A Auriculoterapia é então um sistema independente dentro da Medicina Chinesa, sendo que atualmente a sua aplicação não se restringe apenas ao tratamento de patologias através dos pontos auriculares – este sistema tem-se desenvolvido em relação ao diagnóstico de muitas doenças. Através da auriculoterapia podem ser tratadas cerca de 200 enfermidades, entre as quais de carácter funcional, neurótico e/ou psicótico: cefaleias, neurastenia, insónia e dor, etc.

Este método tem sofrido um grande desenvolvimento durante os últimos anos, desde as tradicionais agulhas de acupunctura de dimensões relativamente pequenas e muito finas, às agulhas intradérmicas até à utilização do laser, demonstraram resultados excelentes e são utilizados em conformidade com as necessidades do paciente, pois cada organismo reage de uma forma diferente ao estímulo, promovendo sempre o equilíbrio do paciente e, assim, o seu bem-estar.

Descubra mais aqui: http://bit.ly/1zR4A1L.

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: