//
Você está a ler ...
Actualidade, Bwizer, Hugo Belchior

Não deixe para amanhã

No inicio deste ano, adoptamos uma espécie de mantra na Bwizer: “eu não procrastinarei, tu não procrastinaras, nós não procrastinaremos”.

Procrastinar é adiar. Protelar.

ProcrastinarE se, nalgumas situações, protelar pode ser a melhor estratégia, arriscaria dizer que na maior parte das vezes, não é assim.

Adiar o inevitável não traz qualquer beneficio. Pelo contrario, mantém-nos a mente ocupada com a noção daquilo que não concluímos. E, quantas vezes, acompanhado de um sentimento de culpa. Não fechar temas que se têm que fechar hoje, tipicamente leva a arrastar outros tantos amanhã, e outros mais, depois. Procrastinar e não resolver aquilo que há que ser resolvido leva, inúmeras vezes, a uma espiral de atrasos que potencia os erros e a insatisfação. Do procrastinador e dos restantes elementos da equipa.

Então, por que tanta gente procrastina? Haverá imensas razões mas realço duas. Primeiro, a falta de organização. A segunda, a falta de disciplina e de motivação intrínseca.

Não haja ilusões, quanto mais desorganizado for um indivíduo ou a empresa, mais tenderá a adiar o inevitável. Há pois que arranjar soluções para combater essa desorganização.

Quanto à falta de disciplina e de motivação interior, é reflexo de quem não tem energia interna (ou a não consegue mobilizar) e que se coloca a si próprio baixos standards de exigência.

Se se forçar a não deixar para amanha aquilo que pode, aquilo que tem!, que fazer hoje, seguramente a sua produtividade vai aumentar, a sua satisfação com o próprio trabalho melhorará e o sucesso estará mais próximo.

Escolho este tema nesta altura do ano, propositadamente. Estamos em Agosto e parece que metade do mundo está de férias. Muitos sentirão como se o tempo estivesse a fazer uma pausa. Mas, não está!

O mundo continua a avançar. À velocidade de sempre.

E, no meio desse turbilhão permanente, uns procrastinam e deixam para depois aquilo que deviam fazer hoje, e outros estão já um passo à frente, planeado hoje aquilo que farão amanhã, afinando os CVs que amanhã entregarão, ou entregando hoje os que outros deixam “para depois das férias”. Há quem em Agosto reserve o seu lugar em formações de Setembro, Outubro, ou mesmo Janeiro de 2016. Outros, deixam para o dia anterior, caso o dinheiro tenha sobrevivido ao Verão. Uns estudam hoje para o exame de Setembro. Outros, apostarão na capacidade de memorização da noite anterior.

Uns, preparam o futuro hoje e outros, assumem que serão meras vítimas das circunstâncias futuras.

E, o que é mais curioso, é que quem hoje prepara o futuro, não tem que deixar de viver o presente. Pelo contrário. Vive-o mais hugo2tranquilamente, sabendo que o futuro será um pouco menos desconhecido.

Despeço-me, recordando o mantra que escolhemos para nós próprios, na Bwizer: eu não procrastinarei, nos não procrastinaremos. E tu?

Bom Agosto!

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: