//
Você está a ler ...
Actualidade, Saúde

A pele artificial que sente o toque

Na semana passada falamos de Futuro e no futuro nos mantemos.

bao-lab-artificial-skin (1)Por exemplo a tecnologia… Esta está a evoluir de forma exponencial. Todos os dias surgem ideias, conceitos, mecanismos, sistemas, que há um par de anos pensaríamos impossíveis. Esta evolução é tão rápida que por vezes parece saída de um filme de ficção científica.

Desde membros robóticos que respondem a estímulos cerebrais, a transplantes feitos possíveis com impressoras 3D, passando pela criação artificial de órgãos. Hoje em dia não há semana em que não se revele mais uma novidade estonteante.

Tudo isto terá um impacto ainda por avaliar a nível da saúde e nos profissionais envolvidos. No entanto, será uma evolução decerto positiva para ir de encontro a resultados mais satisfatórios junto dos utentes.

Condições que se viam como incuráveis ou irreversíveis avistam agora uma luz ao fundo do túnel. E isso é verdadeiramente apaixonante.

Nunca nos últimos anos pensaríamos sermos capazes de reproduzir sistemas tão complexos como a nossa pele.

A Pele é algo único. Estende-se por todo o corpo, adapta-se, cura-se e é sensível o suficiente para distinguir o pelo de gato do de cão; o quente do frio. Complexo, certo?

No entanto, um grupo de investigadores da Universidade de Stanford foi capaz de desenvolver um sensor que imita pele. E imita a pele de tal forma que pode mesmo sentir a pressão e transmitir sinais de toque.

Este grupo de cientistas espera no futuro conseguir desenvolver uma “folha de pele”  para poder ser utilizada no revestimento de próteses e devolver assim à pessoa a capacidade de sentir.

Já pensou nisto? A tecnologia poderá devolver algo que é tão pessoal e complexo como sentir o toque de alguém. Poderá mesmo dar a possibilidade a um amputado de aliviar a sua dor fantasma.

A verdade é que as possibilidades que tal mecanismo abre são tão inúmeras que possivelmente ainda nem as avistamos a todas. No entanto, será que alguma vez se atingirá a perfeição da pele real? Não sabemos e só o futuro dirá.

Mas estaremos cá para assistir.

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: