//
Você está a ler ...
Actualidade, Bwizer, Cursos, Fisioterapia, Formação, Saúde

29/10 | Dia Mundial do AVC

avc-pilates-tratamentoCerca de 33 milhões de pessoas, em todo o mundo, vivem ao longo da vida com as consequências de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Calcula-se que uma em cada seis pessoas venha a sofrer um ao longo da sua vida.

Em Portugal, o AVC é a principal causa de morte e de incapacidade. Mais impressionante ainda é que, segundo um estudo do Instituto Ricardo Jorge, quarenta por cento dos portugueses reúnem todas as condições para sofrerem um Acidente Vascular Cerebral, ou seja, a prevalência dos factores de risco é bastante elevada na nossa população.

Portugal é mesmo o país da Europa com mais casos de AVC, estando mesmo a aumentar o número de casos entre os mais jovens.

Apesar destes números verdadeiramente assustadores, segundo a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, o AVC pode ser evitado através das mudanças de estilos de vida e aplicação de programas de promoção de saúde.

O papel do profissional de saúde é aqui da mais alta importância, tanto a nível da educação dos seus pacientes para prevenção, como na recuperação das sequelas pós-AVC que muitas vezes permanecem até ao fim da vida. O objetivo do profissional é sempre oferecer ao seu paciente o tratamento mais adequado para que este atinja a maior independência possível, contribuindo assim para a sua qualidade de vida.

O AVC, para além de impactar a vida do paciente, tem também repercussões na vida dos familiares e amigos que os rodeiam – os cuidadores – que muitas vezes colocam a sua vida em standby para poderem apoiar os seus familiares.

Nestas situações, o profissional de saúde deve, sempre que possível, enquadrar o cuidador no processo de reabilitação, pois será este que tem maior contacto com o utente e poderá ser o factor diferenciador que leva ao sucesso da intervenção clínica.

A recuperação de um AVC é um processo verdadeiramente multidisciplinar que é sem dúvida desafiante para qualquer profissional de saúde!

Poderá conhecer mais sobre a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral aqui: http://www.spavc.org/.

Já em Novembro, a Bwizer irá promover duas novas edições do curso de “Reabilitação Neurológica – Intervenção no Controlo Postural” no Porto e em Lisboa! Descubra tudo aqui: https://goo.gl/rD3C6b

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: