//
Você está a ler ...
Actualidade, Saúde

A Longevidade está nos Genes

dna-geneticsDesde sempre que o Homem procura incessantemente a fonte da juventude. Deparamo-nos todos os dias com pessoas que, com a mesma idade, parecem ter décadas de diferença. Mais recentemente ouvimos que os “50 são os novos 40” e por aí em diante.

Mas uma coisa parece óbvia, existem efetivamente populações que têm uma longevidade fora da média. Mas o que é que predispõe a isto. Será a alimentação? Exercício Físico? Condições económicas favoráveis?

Estudos recentes encontraram evidência de que a extrema longevidade é uma característica hereditária.

Com o desenvolvimento a nível da Genética, consegue-se agora perceber que o que pode diferenciar certas populações poderá já estar descrito no seu genoma.

Assim, se os cientistas encontrarem um gene ou uma combinação de genes específicos que conduzam à longevidade, tornar-se-á acessível a todos aumentar a sua esperança média de vida?

Hoje em dia e em investigações mais recentes, acredita-se ter já conhecimentos suficientes para isolar e abrandar o processo de envelhecimento. Isto poderá levar a alterações de paradigma a nível da sociedade e dos cuidados de saúde em particular.

Possivelmente chegará o tempo em que se vão desenvolver tratamentos altamente personalizados que actuarão no genoma de cada um e poderão alterar a expressão dos genes com os quais nasceram.

Independentemente do que por aí vem, possivelmente ainda vai demorar alguns anos. No entanto, os profissionais de saúde serão obrigados a adaptar-se a todas estas mudanças que irão nortear a saúde para uma perspectiva de “Promoção de Saúde”, ao invés de “Intervenção” e “Prevenção”.

Tornar-se-á comum viver mais tempo, com mais saúde e maior qualidade de vida.

Só nos resta esperar…

Descubra mais sobre este tema aqui » e aqui »

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: