//
Você está a ler ...
Bwizer, Desporto, Fisioterapia, Geral, Saúde

Ser Fisioterapeuta da Federação Portuguesa de Atletismo | por Diogo Cunha

Campeonato europa PC Praga 2015.jpgLicenciei-me em Fisioterapia em 2012, tenho formação em Trigger Points, Kinesiotape, Advanced Spinal Manipulation, Prevenção de Lesões FIFA 11+, trabalhei em clínica privada, pediatria e actualmente tenho a felicidade de trabalhar na área que sempre me despertou maior interesse, a área Desportiva.

Desde 2014 sou Fisioterapeuta da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e trabalho com atletas de Alta Competição no Centro de Alto Rendimento do Jamor. Trabalhar no mundo do desporto e com atletas profissionais acarreta uma enorme responsabilidade e exige de mim muita motivação, disponibilidade e profissionalismo.

Zurique 2014As relações interpessoais com estes atletas são fundamentais, ultrapassam as barreiras profissionais, estabelecemos laços de confiança, cumplicidade e amizade, partilhamos as mesmas tristezas nos momentos de lesão/maus resultados e as mesmas alegrias em momentos de superação pessoal ou medalhas.

O meu dia-a-dia na FPA passa pelo acompanhamento/observação dos atletas em treino e pelo trabalho em clínica.

Ao observar os treinos apercebo-me da dimensão das cargas de treino, o que me ajuda a compreender e responder a algumas questões: como se desencadeou determinado mecanismo de lesão, a existência de desequilíbrios musculares em exercícios de treino específicos e como determinados erros técnicos podem estar na causa para as queixas.

É nessa fase que actuo, tendo em vista a prevenção de lesão, contudo preocupo-me em trabalhar com os atletas nas 3 fases, aquecimento-treino-recuperação

Campeonato Europa zurique 2014Dependendo do atleta tenho diferentes abordagens mas por norma na fase de aquecimento realizo um trabalho de mobilidade articular, flexibilidade dinâmica, prescrição de exercícios específicos de reforço muscular, colocação kinesiotape, etc; Durante o treino observo, falo com o treinador e discutimos alguns aspectos importantes do atleta. A última, muitas vezes negligenciada e talvez a mais importante fase é a recuperação pós-treino, consoante cada tipo de treino poderão ter diferentes tipos de recuperação, crioterapia, banhos de contraste, massagem, flexibilidade, pressoterapia são algumas das ferramentas utilizadas.

Na vertente clínica, avalio e elaboro um raciocínio clínico, se necessário os atletas são indicados para consulta médica; Os tratamentos mais comuns vão desde a terapia manual, massagem desportiva, trigger points, correcções posturais, kinesiotape, ligaduras funcionais à electroterapia e termoterapia.

Trabalhar na FPA permitiu-me conhecer outros métodos de trabalho e estabelecer contacto com profissionais de diversos países, através do acompanhamento das Seleções Nacionais de Atletismo a Campeonatos da Europa e do Mundo por países como Bahamas, Qatar, EUA, Grécia, Suécia, Suíça… e ver ao vivo os melhores atletas do Mundo a competir.

IMG_20140813_215619.jpg2016 é o ano em que todos os atletas querem estar bem, estar a 200% física e psicologicamente, é ano de Jogos Olímpicos, todos ambicionam obter os mínimos necessários para estar no Rio de Janeiro, é o auge da carreira de atleta, o objectivo de todos eles e também um dos meus grandes objectivos profissionais! 

Temos também nós que procurar estar ao nível dos atletas, estar constantemente actualizados e preocupados em desenvolver mais  competências e conhecimento, é nessa fase que a Bwizer nos dá uma ajuda!

por Diogo Cunha

Ft. da Fisioterapeuta da Federação Portuguesa de Atletismo e Gestor Operacional Bwizer

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: