//
Você está a ler ...
Actualidade, Bwizer, Comunicação, Cursos, Desporto, Fisioterapia, Formação, Geral, Hugo Belchior

Fisioterapeuta: Como ser bem sucedido no Futebol | por Hugo Belchior

Jogador a rematarSe segue a Bwizer ter-se-á apercebido que organizámos, muito recentemente, o Congresso Online de Futebol. Tratou-se de um evento inovador e até arrojado, que consistiu em partilhar, de forma gratuita, 36 palestras e 3 webinars, sobre temas muito diversificados na área do Futebol.

Como não podia deixar de ser, o objectivo deste evento respeitava a missão da própria Bwizer: contribuir para o sucesso de quem nos segue. Neste particular, o foco estava nos treinadores de futebol.

Poderá contudo perguntar-se: “mas a Bwizer está no mundo do futebol?”. Estamos agora! De forma assumida e já a trabalhar para, tal como temos feito noutras áreas, abanarmos o mercado da formação e contribuirmos para um sistema mais meritocrático onde a competência e o conhecimento seja factores distintivos.

O Congresso Online de Futebol teve uma aceitação bem interessante, com 5018 inscritos, de vários países, e com um feedback muito positivo. Ainda assim, a maior vantagem deste projecto foi o de nos pôr em contacto com muita gente do mundo do futebol, gente que sabe, gente que investiga, gente que trabalha no terreno. Gente apaixonada pelo que faz.

Este capital que fomos aqui acumulando tinha que ser utilizado. E vai ser utilizado. Se, por um lado, vamos apresentar ao mercado formação específica na área do futebol por outro, vamos criar outras formações, não centradas no treinador mas, ainda assim, centradas no mundo do futebol e nas suas necessidades tão específicas. Desde logo, formação para fisioterapeutas.

foto-curso-12Foi assim que nasceu um dos projectos mais ambiciosos que temos para este ano: o Master em Fisioterapia no Futebol.

Trata-se de um curso que tem uma ambição muito clara e assumida desde o primeiro momento: ser o curso mais completo e mais relevante de fisioterapia aplicada ao contexto do futebol. Honestamente, creio que esse objectivo está já atingido, pelo leque de formadores que conseguimos e pelos conteúdos abordados.

Com mais de 200 horas de formação em sala, este curso distingue-se desde logo por 3 aspectos fundamentais:

  1. envolve formadores não apenas da fisioterapia/medicina, aquilo que é a prática corrente, mas envolve também pessoas do mundo específico do futebol, nomeadamente treinadores. Isto garante que há um claro alinhamento entre a parte clínica e o contexto concreto, competitivo, em que estes fisioterapeutas virão a trabalhar.
  2. os formadores têm, na sua esmagadora maioria, uma ligação concreta ao futebol, trabalhando em equipas de relevo, ou directamente com futebolistas, o que dá a garantia de uma grande aplicabilidade dos conhecimentos transmitidos.
  3. é muito completo: desde um enquadramento sobre o futebol, entendendo as posições dos jogadores e as suas diferentes exigências físicas e riscos lesionais, passando pela intervenção de emergência, indo ao desenho de uma equipa clínica e relação entre os diversos intervenientes, abordando aspectos potenciadores da performance, nomeadamente a nutrição e o treino mental, tocando em abordagens inovadoras e dando ferramentas clínicas diversificadas e de forma profunda para prevenir e tratar lesões, este curso toca naquilo que qualquer fisioterapeuta que queira ter um papel de destaque no futebol, tem que saber.

Penso que este curso materializa bem o espírito de interdisciplinaridade que o profissional moderno, seja em que área for, tem que ter se quer ser bem sucedido. E ao não se focar somente nas técnicas de fisioterapia – se bem que isso é o core do curso – antes integrando-as num contexto mais abrangente, tem um valor que não é comparável ao de outras formações, mais redutoras e tradicionalistas.

Esta formação, cuja lista final de formadores ainda não foi completamente revelada e que ainda trará belas surpresas, é um projecto ambicioso, para gente ambiciosa e que sonha em atingir níveis elevados de performance profissional, em lugares de destaque, e que trabalha nesse sentido.

Poucas horas depois de anunciarmos este curso tivemos logo algumas inscrições – confesso que a velocidade nos surpreendeu – e até já sabemos que se tratam de inscrições de pessoas que já trabalham em equipas de relevo no futebol português, o que me leva a concluir que se há outro aspecto distintivo que este curso certamente terá, é a rede de networking que proporcionará.

Na certeza de que só perante novos e mais ambiciosos projectos cada um de nós se supera, coiselanço-lhe o repto de conhecer melhor esta formação na qual pusemos todo o nosso empenho, clicando aqui.

Fico ao seu dispor.

Um abraço do,

Hugo Belchior

 

Discussão

Ainda sem comentários.

Participe! Deixe um comentário ...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: